scorecardresearch ghost pixel



IPVA 2022: Lista de 5 carros isentos do imposto a partir deste ano

Com o valor de revenda alto, maior será o IPVA e também o custo para adquirir um novo automóvel. Saiba quando a isenção do tributo é válida.



O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente e que se baseia no valor venal do carro. Sendo assim, ele acompanha a valorização e desvalorização do bem, podendo ser mais caro ou mais barato de acordo com o quanto vale o veículo no mercado.

Leia mais: IPVA 2022: Estados publicam calendário de pagamento; Veja as datas

Todos os carros tiveram um aumento de preço significativo em 2021, o que pode parecer positivo para quem está pensando em vender o automóvel. No entanto, com o valor de revenda alto, maior será o IPVA e também o custo para adquirir um novo automóvel (se esse for o plano, claro).

A conta é simples e clara. O resultado do aumento no valor de mercado de veículos é a subida do IPVA neste ano. Apenas alguns estados decidiram congelar o valor do imposto para evitar um movimento de inadimplência em massa, gerando ainda mais caos na economia.

Isenção do IPVA

Muitas pessoas têm dúvida se é possível ou não “escapar” da cobrança do IPVA. A resposta é sim. Mas isso vai depender do tempo de fabricação do veículo e onde o proprietário reside. Neste caso, recebem isenção do tributo os veículos:

  • Veículos fabricados até 2011: Amapá;
  • Veículos fabricado até 2007: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe;
  • Veículos fabricados até 2004: Mato Grosso;
  • Veículos fabricados até 2001: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul;
  • Veículos fabricados até 1992:  Santa Catarina e Tocantins. Em Minas Gerais, desde que os carros estejam com a placa preta.

Além destes, também ficam livre do tributo, ou seja, têm IPVA grátis, as pessoas com doenças graves e deficiências.

Lista de 5 veículos que não precisarão pagar o IPVA em 2022

Veja a seguir carros que não precisarão pagar o tributo, conforme a regra do tempo de fabricação:

1. Ford Fiesta quinta geração

2. Chevrolet Corsa C e Meriva

3. Fiat Stilo

4. Toyota Corolla

5. Volkswagen Polo




Voltar ao topo

Deixe um comentário