Milhões de contribuintes brasileiros precisam fazer a declaração do Imposto de Renda 2022. Para garantir que todas as informações sejam declaradas, é bom o quanto antes começar a organizar a papelada para prestar contas à Receita Federal.
Leia mais: IPVA 2022: Lista de 5 carros isentos do imposto a partir deste ano
A declaração do Imposto de Renda requer muita organização e planejamento para não ser pego pelo leão. Isso porque a declaração é um compromisso anual de toda pessoa física e jurídica. Por isso, não fique de fora de mais essa obrigação.
Declaração do Imposto de Renda
Se você faz a declaração do Imposto de Renda de forma particular, ou seja, sem a ajuda de um contador ou outro especialista no assunto, essa pode ser uma tarefa difícil. Principalmente para quem vai declarar pela primeira vez.
Por isso, veja abaixo a lista de quais documentos reunir para fazer a declaração.
- dados do contribuinte e dependentes
- endereço atualizado
- cópia da última Declaração de Imposto de Renda
- atividade profissional atual
- conta para restituição
Os documentos acima são aqueles considerados básicos para toda declaração de Imposto de Renda. Além deles é preciso informar documentos que comprovem a compra de bens, como imóveis e outros. É necessário apresentar também os informes de rendimentos e débitos ligados aos financiamentos imobiliários.
É importante também separar outros comprovantes que demonstrem os gastos com educação, assim como o pagamento da previdência social, doações e gastos com despesas médicas.
Todos os documentos solicitados constam na lista da Receita Federal e podem ser acessados antes mesmo da declaração começar a ser feita. Por isso, veja quais são os documentos que se enquadram na sua realidade, de acordo com as mudanças na sua renda e constituição familiar e, assim, inclua na declaração.