scorecardresearch ghost pixel



Nome negativado: veja o que pode deixar seu CPF sujo na praça

Ficar com o nome negativado é ter também uma série de restrições no mercado. Você sabe o que faz o nome ficar sujo na praça? Entenda.



Para quem já teve o nome sujo no mercado sabe que não é nada fácil conseguir crédito e mais facilidades na hora de fazer novas compras. Mas, você sabe o que faz uma pessoa ficar negativada? Veja os principais motivos para evitar ter o nome sujo.

Leia mais: Governo confirma abatimento de até 92% em dívidas do Fies

Hoje muitos brasileiros se encontram negativados sem sequer terem conhecimento dos motivos. Ainda mais como consequência do desemprego, que pegou muita gente de surpresa. Para quem tinha contas parceladas, por exemplo, ficou mais difícil cumprir com todos os compromissos.

Nome negativado

Se você nunca teve o nome sujo no mercado e quer passar longe disso, veja só o que evitar. A começar pelas dívidas com as empresas. Comprou algo e não conseguiu pagar? Antes de ficar com o nome sujo a melhor saída é tentar negociar.

Caso contrário, se o seu nome for parar no Serasa, já fica com o CPF negativado e é mais difícil resolver a pendência.

Outra forma é o protesto. Cada dívida tem um prazo para ser quitada. Depois disso, a pessoa que tem dinheiro a receber pode informar a pendência em cartório. Depois disso, mais uma vez o nome fica sujo. Ou seja, negativado.

Dar cheques sem fundo também é um dos principais motivos. Assim, quando a pessoa dá um cheque no mercado em determinado valor, mas essa mesma quantia não está disponível, o cheque é sem fundo. Assim, é mais um erro comum que faz com que o nome do consumidor fique negativado.

Ainda, se a pessoa tem participação em uma empresa que faliu. Se as dívidas da empresa não forem quitadas, o CPF dos sócios também fica comprometido.

Se depois de todas essas razões você ainda está em dúvida se tem ou não o nome sujo, a pesquisa pode ser feita no site da Serasa. É só informar o seu CPF e fazer a consulta, que não tem nenhuma cobrança para o consumidor.

Feito isso, se tiver alguma pendência, a dica é quitar os débitos o quanto antes para ficar com o nome limpo e sem qualquer restrição.




Voltar ao topo

Deixe um comentário