scorecardresearch ghost pixel



Posso dar melão para o meu cachorro comer? Descubra a resposta

Veja se está tudo bem em dar melão para os pets e se essa fruta trará algum benefício ou pode prejudicar o organismo do animal.



Principalmente em épocas mais quentes, os tutores de pets se perguntam sobre a possibilidade de oferecer frutas aos cães. Afinal, a estação mais quente do ano pede também por alimentos mais refrescantes e leves. Contudo, nem sempre o que faz bem e refresca os humanos terá o mesmo efeito nos cachorros. Uma das frutas que gera mais dúvidas sobre o tema é o melão.

Veja também: As 8 raças de cães mais dóceis do planeta para ter em casa

Afinal, se esses alimentos são benéficos para os seres humanos, poderiam ser também para os cães. Na verdade, algumas frutas podem ser prejudiciais para os animais, entretanto, existem opções válidas sim. O melão, citado acima, pode ser oferecido sim, porém é preciso observar alguns cuidados.

Como dar melão para o cachorro?

Primeiramente, saiba que o melão é uma ótima opção de fruta para os cães. Ele é rico em água e ajuda a hidratar os animais, porém os benefícios vão além. O melão é rico em vitaminas A, B e C, além de agentes antioxidantes. Essas informações valem para todos os tipos de melão.

Para oferecer o alimento ao seu pet tenha alguns cuidados, como:

  1. Remova completamente qualquer resquício da casca;
  2. Sempre corte em pedaços bem pequenos, semelhantes aos da ração;
  3. Retire as sementes, caso haja alguma;
  4. Dê apenas melão fresco e em bom estado;
  5. Ofereça pequenas quantidades e observe o animal.

Qualquer reação deve ser tida como emergência e o animal precisa ser levado ao veterinário.

Melão para cachorro: quais são os riscos?

Como exposto anteriormente, é possível oferecer frutas, dentre elas o melão. Apesar disso, o consumo desse alimento pelos cães precisa ser moderado, não se pode dar melão ou outra fruta com tanta frequência. A presença de frutose em excesso pode prejudicar o organismo dos pets.

Além disso, animais que apresentam disfunções intestinais não devem comer melão, nem outras frutas. O médico veterinário deve ser consultado para estabelecer a dieta adequada.

Vantagens em oferecer frutas para cães

As frutas fazem bem para os seres humanos, mas isso não é tão diferente para os animais. Um dos principais benefícios que as frutas oferecem é a hidratação do organismo. O melão, por exemplo, possui uma quantidade alta de água. Assim, ele pode contribuir muito para a hidratação do seu parceiro canino.

Fora isso, de modo geral, as frutas contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico. Pela quantidade de fibras, oferece propriedades regulatórias para o trato intestinal. Além disso, devorar uma fruta pode ser bem divertido para o bichinho. O ato pode ser utilizado como estímulo positivo durante as brincadeiras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário