scorecardresearch ghost pixel



Problemas de coluna que garantem aposentadoria por invalidez: conheça os 5 mais comuns

Muitas doenças de coluna permitem o pedido de aposentadoria por invalidez. Veja quais são elas e como garantir o benefício.



A aposentadoria por invalidez é aquela quando o trabalhador apresenta um problema de saúde que impede de forma definitiva o retorno ao trabalho. Nesses casos, para conseguir se aposentar é preciso apresentar laudo médico e passar pela perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais: Pessoas que possuem hipertensão podem se aposentar ou receber os benefícios concedidos pelo INSS?

Entre os motivos que mais rendem aposentadoria por invalidez estão os problemas de coluna, que são bastante comuns e impossibilitam o retorno para as atividades. Veja quais são eles.

Aposentadoria por invalidez

O benefício do INSS de aposentadoria por invalidez é uma forma de garantir uma renda para quem teve alguma doença que impossibilita o retorno ao trabalho.

Assim, é preciso recorrer ao INSS e apresentar todos os documentos necessários para comprovar essa situação. Entre as doenças estão hérnia de disco, osteofitose, discopatia degenerativa, protusão discal e cervicalgia.

Vale lembrar que em muitos casos, tais doenças podem ter relação com o esforço repetitivo. Esforço esse no ambiente de trabalho. Por isso o afastamento se torna a melhor opção para a saúde do trabalhador.

O primeiro passo é pedir o auxílio-doença. Logo que a incapacidade permanente for confirmada, é feito o pedido de aposentadoria por invalidez.

A hérnia de disco, por exemplo, provoca um desgaste nos discos e na cartilagem. Isso faz com que os impactos durante as atividades provoquem dores. Entre as causas para a hérnia de disco estão o peso excessivo, questões ligadas também à má postura e a idade.

É comum que muitos profissionais apresentem essa doença, como é o caso de pedreiros, faxineiras e outros profissionais que fazem esforços repetitivos.

Para garantir todos os direitos do INSS, o trabalhador precisa passar pela perícia médica. Assim, somente por meio do laudo médico é que é comprovada a situação do trabalhador.

Vale lembrar também que quem se aposenta por incapacidade precisa regularmente passar por novas perícias para comprovar a permanência da incapacidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário