O Auxílio Brasil de janeiro será pago a mais de 17,5 milhões de famílias de baixa renda que vivem no país. Os repasses desta rodada começaram em 18 de janeiro e vão até o dia 31, na ordem do dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários.
Leia mais: Vale-gás de R$ 52 está na conta: Aprenda a sacar o benefício
Neste mês, cerca de 2,7 de famílias foram incluídas na folha de pagamento do programa. Segundo o Ministério da Cidadania, o número foi suficiente para zerar a fila de espera de pessoas que aguardavam por uma chance na iniciativa.
Contudo, considerando as novas inscrições feitas no Cadastro Único (CadÚnico) e os cidadãos que resolveram pendências relacionadas ao programa, a folha de fevereiro terá algumas mudanças. Nesse sentido, já existe data de divulgação dessa lista?
De acordo com o calendário oficial divulgado pelo governo, o benefício do próximo mês começa a ser pago no dia 14. A tendência é que a folha de repasses seja publicada alguns dias antes das liberações.
Também é importante ficar atento aos aplicativos do programa, o Auxílio Brasil e o Caixa Tem. Por meio das ferramentas, o governo divulga as informações mais atualizadas sobre a iniciativa.
Todo mundo vai receber em fevereiro?
A pasta da Cidadania se comprometeu a continuar zerando a fila de espera para o benefício todos os meses, então a expectativa é que todos os aguardam no momento serão incluídos no programa em fevereiro. Contudo, para que isso seja possível, o governo precisa ter verbas suficientes.
Além disso, vale destacar que milhares de pessoas deixam o Auxílio Brasil todos os meses, assim como já ocorria quando o Bolsa Família estava em vigência. O motivo mais comum é a inconsistência nas informações apresentadas ou falta de atualização do CadÚnico.