scorecardresearch ghost pixel



Quer fazer o seu dinheiro render mais em 2022? Veja o melhor lugar para investir

Fique atento, pois a renda variável pode ficar mais volátil com as eleições.



Mesmo diante de tanta dificuldade, tem gente que ainda consegue guardar um pouco de dinheiro, mas veja só deixar essa reservinha acumulando poeira na poupança não é mais uma boa escolha.

Veja também: Aprenda como conseguir o Cartão Black do Banco Inter com mais facilidade

É muito importante estar sempre atento as movimentações da inflação que deu uma acumulada ficando em 10,42% e também da taxa Selic que chegou a 9,25%. A renda fixa promete gerar bons retornos para 2022.

Tendo em vista a Selic que se encontra em 9,25%, o rendimento fixo da poupança está em 0,5% ao mês acrescido da taxa referencial (TR) de juros, que atualmente é de zero. Sendo assim, a popança poderá render cerca de 6,17% ao ano.

É importante lembrar que no início deste ano a taxa básica de juros caiu para 2%, por isso os investidores passaram a olhar mais para os ativos da renda variável. Existe uma expectativa de que a Selic termine o primeiro trimestre de 2022 em 12%, sendo assim a renda variável ganhará mais espaço entre os investidores.

Outros investimentos que podem ser uma boa opção são: o CDI (certificado de depósito interfinanceiro), as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

É possível ainda que as eleições façam com que a renda variável fique mais volátil. Desta forma, em um prazo de dois anos, valem títulos indexados ao IPCA.

Investidores recomendam que o dinheiro seja aplicado, por enquanto, em liquidez diária e só depois se faça a compra de ações, pois a bolsa brasileira poderá gerar boas oportunidades de investimentos.

Tendo em vista a alta dos juros, uma opção muito boa também pode ser o investimento pós-fixado, isso porque o benefício é progressivo ao longo do ano, à medida que CDI sobe acompanhando a Selic. A partir do segundo semestre, mesmo o CDI perdendo para a inflação, será possível ver a inflação controlada e os juros subindo.

Por onde devo começar?

Se você está começando agora é de extrema importância fazer uma reserva de emergência e aplica-la em investimentos de renda fixa que garantem um mais de liquidez, e que o saque em caso de imprevistos não seja impedido.

O Tesouro Selic, título oferecido pelo tesouro direto possui um investimento mínimo acessível, é possível também escolher um CDB de liquidez diária de grandes bancos e instituições sólidas que ofereçam taxas boas.

Uma boa forma de aproveitar o cenário incerto, é fazer a diversificação da carteira dentro da própria categoria de renda fixa. Para isso é possível usar ativos pós-fixados aproveitando a alta dos juros e dos ativos atrelados à inflação para proteger o investimento em relação a possíveis altas do IPCA. É preciso no entanto, ter atenção e cuidado com as altas taxas de administração, dos bancos, no caso de renda fixa, pois elas podem reduzir o rendimento do investidor.

Ganho com oscilações

Agora se você entende um pouco mais de investimentos, e quer aproveitar a instabilidade econômica do próximo ano para ganhar dinheiro na renda variável, a dica é comprar ativos mais baratos e vender quando o preço estiver alto novamente. Quem possui uma carteira de investimentos um pouco mais diversificada, é recomendável mantê-la e fazer novos aportes de capital.

Já os investidores agressivos, podem aplicar de 1% a 3% do capital em criptoativos, que são uma representação digital de valores, como as criptomoedas, bitcoins e outras. Mas atenção: as oscilações são grandes, é preciso ficar atento e mudar de estratégia de acordo com o cenário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário