scorecardresearch ghost pixel



Regras para aposentadoria do INSS ficam mais rigorosas em 2022

Novas mudanças previstas na reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, passam a vale no próximo ano.



Solicitar a aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai ficar mais difícil para alguns brasileiros em 2022. A partir de janeiro, novas regras serão adotadas, afetando principalmente as mulheres que contribuem com a Previdência.

Leia mais: IPVA 2022: Descubra como calcular o imposto e quem ficará isento

Em vigor desde o dia 13 de novembro de 2019, a reforma da Previdência trouxe uma série de alterações nas regras do benefício. Essas mudanças estão sendo aplicadas de forma gradativa, e só devem chegar ao fim em 2023.

Neste ano, as novidades atingem quem já estava no mercado antes da reforma e pretende se aposentar pela regra dos pontos ou por idade mínima. Já as normas dos pedágios de 50% ou 100% continuarão as mesmas.

O que muda nas regras?

No caso da idade mínima, somente as mulheres serão afetadas. A partir deste ano, será necessário ter 61 anos e seis meses de idade, mais 15 anos de contribuição ao INSS para solicitar o benefício. Em 2023, a idade mínima sobe para 62 anos e fica fixada nesse patamar.

Não haverá mudanças para os homens, que continuarão se aposentando com idade mínima de 65 anos.

Já a regra de transição dos pontos soma o tempo de contribuição ao INSS com a idade do trabalhador, gerando um certo número de pontos. Para garantir a aposentadoria, essa soma terá que atingir 89 pontos (para mulheres) e 99 pontos (para homens) a partir de 2022.




Voltar ao topo

Deixe um comentário