scorecardresearch ghost pixel



Teve o pedido de aposentadoria negado? Veja o que fazer

Ter o pedido de aposentadoria negado é mais comum do que os trabalhadores esperam. Mas, tem como recorrer. Veja o que fazer.



A tão sonhada aposentadoria é cheia de regras. E conseguir esse benefício pode ser uma longa caminhada para os brasileiros. Pior ainda é quando o pedido de aposentadoria é negado. Nesses casos, você sabe o que fazer? Veja as dicas.

Leia mais: Como dar entrada na aposentadoria em 2022?

Alguns motivos impedem que o pedido de aposentadoria seja confirmado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De todas as razões, duas situações são as mais comuns. Veja quais são e como resolver.

Aposentadoria negada

Depois de contribuir por toda a vida de trabalho com o INSS, a aposentadoria é uma meta para os trabalhadores que buscam por essa segurança quando a terceira idade se aproxima. Ou também nos pedidos de aposentadoria por invalidez, que muitas vezes são negados pelo INSS.

Normalmente, os dois tipos de aposentadoria mais negados pelo INSS são a aposentadoria por tempo de serviço e contribuição e o auxílio-doença.

No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, a grande falha pode partir mesmo dos contribuintes. Que deixam de apresentar os documentos que são importantes para a liberação da aposentadoria. Por isso, quanto mais documentos e comprovações o trabalhador reunir, maiores as chances de conseguir a aposentadoria com mais facilidade.

Já no caso do auxílio-doença, o INSS muitas vezes nega o pedido depois que a perícia entende que o trabalhador tem condições de continuar exercendo as atividades. Mas, muitas vezes essa avaliação não condiz com a realidade.

Então, se o INSS recusar a aposentadoria, reúna todos os documentos que tiver. Incluindo carteira de trabalho e a guia de recolhimento.

Outro documento essencial é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Assim, se depois de todas as comprovações o pedido continuar sendo negado, a próxima saída é tentar um recurso administrativo no Conselho de Recursos da Previdência Social. Se ainda assim não resolver, buscar ajuda da Justiça para que o pedido seja acompanhado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário