scorecardresearch ghost pixel



Veja 10 coisas que você deve evitar fazer para conservar sua airfryer

Dicas do que não se deve fazer com o eletrodoméstico servem para aumentar sua vida útil por muito mais tempo.



A airfryer é um eletrodomésticos cada vez mais presente nas cozinhas dos brasileiros. Esse item versátil garante muito mais praticidade e rapidez ao dia a dia daqueles que cozinham, além de possibilitar preparos mais saudáveis, sem a utilização de óleo.

Leia mais: Método para limpar qualquer tipo de tela que todo mundo deveria saber

Se você quer manter sua fritadeira elétrica funcionando perfeitamente por muito mais tempo, conheça dez coisas que nunca deve fazer com a sua.

1 – Sujeira

Usar a fritadeira sem uma limpeza prévia pode ser um grande problema. A prática leva à formação de crostas nas peças e pode estragar o eletrodoméstico. Para evitar que isso ocorra, sempre higienize a sua alguns minutos após o uso, quando ela ainda estiver morna.

2 – Produtos abrasivos

Esponjas de aço, limpadores de panelas e outros produtos abrasivos nunca devem ser usados no aparelho. O mesmo vale para objetos pontiagudos, que podem danificar o antiaderente.

3 – Produtos para imergir

Usar o aparelho com água, carvão, óleo para imergir ou sem o cesto não é recomendado. Essa parte conectada ao cabo da gaveta é vazada justamente para possibilitar a circulação do ar quente e cozinhar o alimento por igual. Seus espaços são por onde o excesso de gordura dos alimentos escorre.

4 – Empanamento líquido

Colocar alimentos empanados com ingredientes mais líquidos na airfryer também não é uma boa ideia. Como citado no item anterior, o cesto é todo vazado, e isso faz com que o empanamento do preparo escorregue e saia por essas passagens.

5 – Além da capacidade

Um erro bastante recorrente é cozinhar grandes quantidades de alimento de uma só vez. Além de impedir que eles sejam cozidos de forma mais uniforme, isso pode estragar sua fritadeira. Lembre-se de ler o manual e respeitar o limite indicado nele.

6 – Hortaliças folhosas

Couve, rúcula, espinafre e outras hortaliças folhosas devem passar longe da sua airfryer. Esses alimentos podem “voar” durante o preparo, entrar em partes da máquina e danificá-la.

7 – Queijos

Mais um alimento que deve ser evitado são os queijos. Ele derrete com a alta temperatura e pode acabar entrando em partes do eletrodoméstico. Quando precisar polvilhar queijo ralado sobre um preparo, tenha cuidado para não exagerar.

8 – Alimentos gordurosos

Alimentos muito gordurosos podem derramar bastante líquido, excedendo a capacidade de armazenamento da fritadeira.

9 – Alimentos não indicados

A importância de ler o manual do produto aparece até na hora de saber o que colocar dentro dele. Alguns tipos de alimento, como biscoitos mais amanteigados ou que levam óleos no preparo, precisam ser evitados. Contudo, uma boa saída é forrar o cesto com papel manteiga ou vegetal.

10 – Receitas que crescem

Ainda sobre a capacidade da airfryer, o cozinheiro deve lembrar que certos alimentos crescem muito depois de cozidos. Alguns exemplos são pães, bolos e empadões. Cuidado para não errar na conta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário