Em novembro de 2021, milhões de pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das formas de entrar em uma universidade. Contudo, o que muita gente não sabe é como se calcula a nota de corte de cada curso superior.
Saiba mais: Sisu, ProUni e Fies 2022: Confira as datas previstas para as inscrições
Para entrar em um determinado curso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), existe uma nota mínima que precisa ser alcançada pelo candidato.
O cálculo leva em consideração o número de vagas disponíveis e o total de candidatos inscritos no respectivo curso, o que pode fazer com que o candidato seja trocado de curso de forma automática.
Existem duas coisas muito importantes a serem lembradas nessa etapa de ingresso. Uma é que o estudante pode escolher mais de um curso, e a outra é que a nota de corte é utilizada como método no auxílio ao candidato através do rastreamento da inscrição.
Essa nota de corte é anunciada a partir do segundo dia de início das inscrições e não pode ser considerada uma garantia de aprovação do candidato, já que ela é modificada de acordo com a pontuação dos inscritos no Enem.
Sendo assim, mesmo que o aluno tenha nota muito acima da média, ele não terá uma vaga garantida, uma vez que a classificação é atualizada diariamente, podendo ser modificada de acordo com o número de inscritos, de vagas ou a nota dos demais candidatos.