Durante a nossa vida, ouvimos com frequência certos dizeres relacionados aos hábitos alimentares. Como aquele que comer de 3 em 3 horas ajuda a acelerar o metabolismo e a perder peso mais rápido ou que é preciso cortar totalmente o glúten e a lactose para ter uma vida mais saudável.
Leia mais: Receita de panqueca tradicional sem glúten e sem lactose
Mas saiba que essas e muitos outras crenças não passam de mitos, ou seja, não existe comprovação científica para muitas das coisas que ouvimos acerca do que devemos ou não comer. Conheça alguns deles a seguir!
6 mitos envolvendo hábitos alimentares que todo brasileiro acredita
1. Comer a cada 3 horas
Existe o ditado de que comer a cada 3 horas ajudar a acelerar o metabolismo. No entanto, não há qualquer estudo que comprove esse argumento. O que realmente influencia é aquilo que a pessoa ingere e, se ela não souber o que comer, o efeito de perder peso pode ser reverso.
2. É necessário cortar glúten e lactose
Muitas pessoas acreditam que a intolerância à lactose é uma doença, quando na verdade trata-se de uma deficiência do organismo. Por isso, apenas algumas pessoas devem evitar o consumo da substância na dieta e não retirá-la completamente sem motivo. No caso do glúten, pessoas com alergia ao composto possuem a doença celíaca. Apenas neste caso é recomendado o não consumo o ingrediente.
3. Alimentos orgânicos são mais nutritivos
Outro mito que costumam difundir por aí. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Stanford, que comparou 240 alimentos normais e suas versões orgânicas, os níveis de nutrientes entre eles são iguais. Ou seja, a versão orgânica dos alimentos possui as mesmas propriedades nutritivas que a versão não orgânica.
4. Bebida alcoólica engorda
É comum escutar por aí que bebida engorda. Mas para ter noção, o problema em consumir álcool não está na caloria em si, mas a questão é que ele geralmente não é ingerido sozinho. É comum sempre haver petiscos e aperitivos ao lado de cada copo de bebida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de duas doses de bebida alcoólica para homens e uma para mulheres.
5. Frango contém homônimos
Cerca de 72% dos brasileiros acreditam que frango possui hormônios, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Proteína Animal. Mas a realidade é que eles não possuem tal substância. De acordo com o zootecnista Gérson Scheuermann, da Embrapa, o ciclo de vida do animal é bem curto nos dias atuais. Em 40 dias, por exemplo, eles atingem em média 3 kg.
6. É necessário beber 8 copos de água por dia
Este também é outro mito que circula por muitos lugares. Essa regra alimentar, adotada mundialmente, não se aplica a todas as pessoas. Isso porque cada um deve consumir água conforme a necessidade do seu corpo. Vale lembrar que pela ingestão de outros alimentos o corpo também absorve o líquido.