scorecardresearch ghost pixel



Acerte na escolha da mandioca com estas dicas!

Em sua forma cozida a mandioca contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Mas você sabe como escolher?



Não importa por qual nome você a conheça, se por mandioca, aipim, macaxeira, maniva, maniveira, castelinha ou uaipi. O fato é que a mandioca é um dos alimentos mais versáteis da nossa cozinha, além de ter sido eleita pela ONU como o alimento do século.

Veja também: Vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer e combater o diabetes

Mas e você sabe como escolher uma mandioca que fique macia no cozimento?

Primeiramente é importante saber que a mandioca é dividida em dois grupos:

  • Mandioca-mansa (ou de mesa): comumente encontrada em supermercados e na feira.
  • Mandioca-brava (amargosa ou industrial): com uma colheita tardia, essa mandioca é utilizada de forma industrial na fabricação de farinha, polvilho e fécula.

Benefícios da mandioca

A mandioca é um alimento livre de glúten, sendo uma excelente opção para celíacos, e possui um alto valor nutricional.

Em sua forma cozida contém cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C, além de ser uma excelente fonte de fibras. Promove o controle dos níveis de glicemia e colesterol no sangue.

Escolhendo a mandioca ideal

A mandioca, após ser colhida, tende a se deteriorar muito rápido – principalmente se você já a comprou cortada – devido à quantidade de água que possui, criando um cenário propício ao desenvolvimento de microrganismos, então a primeira dica é:

Compre somente o que for consumir logo.

  • Como está a casca?

Quebre a mandioca e observe se a casca da mandioca não está manchada, nem com algum tipo de fungo ou umidade. Escolha as mandiocas cuja casca esteja uniforme e marrom. Após isso, observe se você consegue tirar um pedaço da casca com a mão. Ela deve sair inteira e com facilidade. Isso significa que está fresca e hidratada.

  • Atenção ao miolo

Observe o miolo, abaixo da casca. Ele não pode ter manchas, ou odor azedo. Quando o miolo possui algum tipo de estrias azuladas, significa que está velha, portanto, não ficará macia ao cozimento.

  • Uma dica interessante

Evite colocar a mandioca direto na água quente. O ideal é que ela inicie o cozimento na água ainda fria, cozinhando aos poucos e evite salgar a mandioca no cozimento, pois isso pode atrapalhar o processo.

Por quanto tempo cozinhar a mandioca?

O tempo de cozimento da mandioca geralmente leva de 20 a 40 minutos, podendo variar pelo tipo de panela a ser utilizada.

Independente se você for optar por panela de pressão ou panela comum, a água precisa cobrir a mandioca, e de preferência, corte-a em pedaços de um mesmo tamanho. De um modo geral, quanto mais fresca estiver a mandioca, mais rápido vai ser o tempo de cozimento dela.

Após o tempo de cozimento, utilize um garfo para espetar a mandioca e ver se ela já está cozida, caso ainda esteja dura, dê a ela mais uns minutos de cozimento e experimente colocar uma pitada de bicarbonato de sódio.

Após isso, salgue na hora de servir e bom apetite!




Voltar ao topo

Deixe um comentário