scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Você pode ser sensível a melancia e ainda não sabe

Fruta pode causar irritação intestinal ou até provocar crise hiperglicêmica em pessoas que sofrem com diabetes. Veja quais são os sintomas e o que deve ser feito.



A melancia é uma das frutas mais procuradas em épocas de calor como a atual. Ela é uma fruta que oferece grande quantidade de líquidos, além de ser uma ótima opção para quem quer se refrescar em dias quentes. Porém, a melancia precisa ser consumida com moderação e até evitada por algumas pessoas.

Veja também: Chá verde emagrece? Descubra tudo sobre ele e como preparar

De acordo com o site espanhol Meganotícias, a melancia é um carboidrato de difícil digestão para alguns indivíduos. Ela faz parte dos FODMAP (Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols).

Em outras palavras, a melancia é um tipo de carboidrato fermentável dentro do estômago. Alguns tipos de metabolismo podem encontrar dificuldades para metabolizar esse fruto.

Cuidado ao comer melancia!

Pessoas sensíveis a FODMAP podem desenvolver alguns sintomas, como:

  • Diarreia;
  • Gases;
  • Inchaço abdominal;
  • Dores abdominais;
  • Inflamações;
  • Síndrome do intestino irritado.

Além disso, pacientes que sofrem com diabetes também devem evitar o consumo de melancia. Ela é uma fruta com alto teor glicêmico e faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Isso é exatamente o que um diabético precisa evitar para manter a saúde em dia.

Segundo especialistas, 608g de melancia é demais para este grupo de pessoas. Pois essa quantidade, que equivale a 4 xícaras de chá, contém 36% de frutose. O açúcar presente nas frutas (chamado de frutose) também oferece riscos para quem deve evitar hiperglicemia ou tem deficiência de insulina.

O que fazer?

Se você sentir algum dos sintomas relatados acima, o mais indicado é procurar a ajuda de um médico para receber orientações. Caso seja diagnosticado com diabetes, o consumo da fruta deve ser interrompido imediatamente.

No geral, a melancia não costuma acarretar consequências graves para a saúde. Contudo, estar bem informado é crucial para manter o bom funcionamento do organismo. Distúrbios intestinais ou de qualquer outra natureza comprometem a qualidade de vida do indivíduo. Por isso, o mais indicado sempre é fazer um consumo moderado, seja qual for o alimento.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário