scorecardresearch ghost pixel



Auxílio emergencial: Recurso é a melhor saída para receber valores retroativos

Pedido na Justiça é a forma encontrada por muitos beneficiários do programa para receber valores bloqueados.



O auxílio emergencial foi encerrado oficialmente em outubro do ano passado, embora tenha feito pagamentos retroativos em janeiro deste ano. Após esse último repasse, o ministro da Cidadania, João Roma, confirmou que não há previsão de novos pagamentos do benefício.

Leia mais: Veja como se inscrever no Bolsa Trabalho para receber auxílio de R$ 540

A declaração fez muitos beneficiários se sentirem lesados. Esse grupo é formado principalmente por pessoas que alegam ter sofrido bloqueios injustos do auxílio enquanto o programa ainda estava em vigor.

Não haverá mais prazo para a abertura de recursos administrativos solicitando os retroativos, então a única forma de recuperar o dinheiro é abrir uma ação na Justiça. E é isso que muitos cidadãos têm feito nos últimos dias.

Como reaver valores do auxílio emergencial?

Por meio da Defensoria Pública da União (DPU), o interessado pode entrar com um pedido solicitando os pagamentos dos valores retroativos. No caso de cidades que não possuem DPU, o pedido pode ser feito pela internet, no site do Juizado Especial Federal.

Não é necessário contratar um advogado para abrir a ação, que é totalmente gratuita. O beneficiários deve apenas se atentar à elaboração de sua solicitação para que possa ser compreendido com facilidade e tenha mais chances de vitória. No caso de decisão positiva da Justiça, o retroativo do auxílio emergencial é depositado de uma só vez.

Vale destacar que o mesmo procedimento também serve para os pais de famílias monoparentais que ficaram sem os retroativos de até R$ 3 mil pagos em janeiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário