scorecardresearch ghost pixel



Como saber se já tive Covid-19? Entenda as sequelas mais comuns

Descubra quais são os sinais que seu corpo dá de que já foi infectado pela Covid-19 e também qual exame você precisa fazer para ter certeza.



É fato que nossa vida mudou completamente depois da pandemia da Covid-19, mas graças a vacina podemos respirar mais aliviados. Cada vez mais é comum identificar as pessoas que tiveram Covid-19, o contrário, não ocorre, com a atual variante, a Ômicrom, que muitas vezes se manifesta com sintomas mais leves, imperceptíveis ou até mesmo sem a presença de sintomas, os chamados de “assintomáticos.

Veja também: Vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer e combater o diabetes

Estes por sua vez, são casos de grande preocupação, conforme destaca a Organização Mundial de Saúde (OMS). Para a OMS, os assintomáticos representam um perigo, porque embora, não sofram os efeitos do vírus atuante no organismo, eles são transmissores em potencial.

Em alguns casos, a Covid-19 não apresenta sintomas, porém, quando apresenta, os mais comuns estão associados à tosse, dor de garganta ou febre alta. Além dos sintomas mais comuns, existem os sinais menos comuns e por sua vez, menos percebidos.

Abaixo veremos algumas situações e sintomas que devemos ficar em alerta:

Se você já teve ou tem esses sintomas, pode ter tido Covid-19

   1. Teve gripe ou resfriado

Os vírus apresentam características semelhantes no corpo. E por essa razão, fica difícil identificar se é Covid-19 ou não.

O mais importante é cuidar da saúde, ainda mais que existem evidências de que a nova variante Ômicron apresenta sintomas mais leves, em comparação ao vírus original. Em resumo, significa que uma pessoa que apresentou sintomas leves de gripe, só que não fez o teste, pode ser que tenha tido Covid-19.

  1. Teve contato direto com alguém que testou positivo para Covid-19

Se você esteve próximo de alguém que não apresentou sintomas, mas alguns dias após o contato positivou para Covid-19, é importante que você realize o teste, pois os casos de assintomáticos está cada vez maior e você pode ser um também. Com a vacinação, comprovou-se que muitas pessoas tiveram Covid, porém com sintomas leves.

  1. Desconfortos gástricos

Se você apresentou diarreia, náusea, vômito, entre outros problemas estomacais, pode ser Covid-19, mesmo sem apresentar os demais sintomas.

  1. Infecção nos pés ou problemas de pele

Ressecamentos de pele e alergias, segundo especialistas, pode significar que contraiu o Ômicron.

  1. Queda de cabelo

Episódios de queda de cabelo incomum, pode ser outro indício que se contraiu o vírus. Segundo pesquisas realizadas, esse é o sintoma primário da Covid-19 a longo prazo.

Como descobrir se teve ou não Covid-19?

De acordo com infectologistas, existem exames que podem atestar se uma pessoa teve ou não a Covid.

Existem também testes sorológicos que ajudam detectar a presença de anticorpos produzidos pelo organismo que atuam como resposta a infecção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário