Milhões de pessoas físicas e jurídicas já consultaram o novo sistema do Banco Central para verificar a existência de valores a receber em instituições financeiras. O que muitos querem saber agora é como será feita a transferência do dinheiro ‘esquecido’.
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De acordo com a autoridade financeira, a solicitação de resgate ficará disponível a partir do dia7 de março, de forma escalonada. Após o pedido, o banco tem até 12 dias úteis para depositar os recursos.
Passo a passo para transferir o dinheiro
Confira como solicitar a devolução:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Digite o CPF e a data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa;
- Anote a data que vai aparecer na tela (se houver valores a receber);
- Retorne ao site no dia correto e faça login pelo portal gov.br (exigido nível prata ou ouro);
- Confirme a leitura do Termo de Uso, clique em “Não sou robô” e toque em “Continuar”.
O escalonamento para solicitar o resgate vai considerar a data de nascimento ou de criação da empresa. Caso o usuário perca a data, poderá acessar o sistema no dia da repescagem. Confira o cronograma:
A devolução será feita via Pix, DOC (Documento de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível). Os resgates via Pix serão gratuitos, enquanto as demais opções terão valores “ajustados entre a instituição e o beneficiário”.
Sobre o assunto, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou em nota que “não haverá cobranças” no processo.