scorecardresearch ghost pixel



Conheça as desvantagens em comer barras de cereais para emagrecer

Veja a verdade escondida por trás das famosas e populares barrinhas de cereais. Esses alimentos costumam ser comprados com o objetivo de melhorar a saúde.



Por uma incrível jogada de marketing, as barras de cereais se tornaram sinônimos de alimentação saudável. Muita gente prefere comprar uma ou duas barrinhas de cereais para substituir um bombom ou chocolate. 

Veja também: Descubra os incríveis benefícios do suco de tomate para a saúde

Porém, a realidade sobre esses itens pode ser um pouco chocante para você que espera estar dentro da dieta ao comer guloseimas.  Principalmente quem prefere comprar as barras com base de chocolate pode estar se prejudicando sem saber.

Aliás, existem pessoas que usam as famosas barras de cereais como alimentos pré e pós-treino. Entretanto, a verdade é que não deveria fazer o uso desses itens assim. As barrinhas não são fontes completas de nutrientes, muito menos das quantidades necessárias para beneficiar o treino na academia.

Barras de cereais devem ser consumidas com atenção

Para ter uma noção dos prejuízos que as barras podem acarretar, basta ler o rótulo dos produtos antes de comprá-los. Ali estão listados todos os nutrientes e elementos presentes no alimento. Dentre os itens, você verá que existem:

  • Mel;
  • Xarope de glicose;
  • Açúcar;
  • Mel;
  • Glucose;
  • Maltodextrina;
  • Cobertura de chocolate.

Em resumo, estamos diante de um alimento puramente constituído de carboidratos simples. O açúcar é dominante na composição e aparece e pode afetar pessoas que sofrem com diabetes ou que tentam perder peso. Então, chegou a hora de deixar o mito da barrinha de cereal de lado e entender que este é um produto que se assemelha aos doces comuns.

Nem sempre foi assim

Vale destacar que antigamente existiam opções saudáveis de barras, mas que não eram tão palatáveis quanto as de hoje. Naquele momento sim, as barrinhas eram compostas por grãos e produtos integrais. No geral, elas continham mel para dar liga, porém em quantidades menores do que as de hoje.

Então, uma opção válida é buscar receitas de barras caseiras para reproduzir em casa. Nesse caso, busque aquelas que são destinadas para o público fit, que procura por alimentação leve e saudável.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário