A prisão de ventre é uma situação de saúde que incomoda bastante quem sofre com ela. Ir ao banheiro fazer suas necessidades é vital para manter a saúde em dia, inclusive, o bom humor. Por isso, existem diversas soluções “mágicas” disponíveis, mas poucas oferecem uma real solução para o problema.
Veja também: Vinagre de maçã pode ajudar a emagrecer e combater o diabetes
Aqui você vai encontrar dicas de como aliviar o problema. Lembrando que um médico sempre deve ser consultado em casos que envolvam a saúde do paciente.
No geral, a prisão de ventre pode ser causada por maus hábitos alimentares ou por questões ligadas à psicologia. Pois é, o estado de saúde da mente tem relação direta com o bom funcionamento do intestino. Alguns alimentos podem dificultar ainda mais o processo, bem como outros ajudam a aliviar a prisão de ventre.
Prisão de ventre indica que algo não está bem
Prisão de ventre se caracteriza pela dificuldade em ir ao banheiro defecar. Pessoas que sofrem com o problema geralmente utilizam o banheiro poucas vezes na semana, há casos extremos daqueles que fazem suas necessidades apenas uma vez na semana. Saiba que não é normal ficar sem usar o banheiro por vários dias.
Segundo os especialistas, uma pessoa saudável e que se alimenta corretamente deve ir ao banheiro diariamente. Se isso não ocorrer, é sinal de que algo não está bem e um médico deve ser consultado.
A prisão de ventre ou a constipação intestinal pode gerar sintomas como dores, ânsia de vômito, desconforto abdominal, rigidez e inchaço abdominal, entre outros.
Como prevenir e aliviar a prisão de ventre
O mais indicado em casos em que a prisão de ventre não esteja relacionada com hérnias ou condições mais graves, é regular a alimentação. Uma dieta rica em fibras e líquidos tende a ajudar no fluxo intestinal.
Além disso, a atividade física é uma importante aliada para soltar o intestino. Na verdade, o exercício ajuda o corpo a trabalhar bem em todos os sentidos. Contudo, existem alguns esportes que são mais eficientes para o problema; são eles:
- Natação;
- Ciclismo;
- Pular corda;
- Caminha.
Por fim, é preciso que a hidratação esteja em dia. Beba água suficiente para manter o corpo sempre bem hidratado. Isso facilita o bolo fecal ser eliminado regularmente. A indicação é para que sejam tomados 0,35 ml de água para cada quilograma corporal ao dia. Ou seja, alguém que pesa 100 kg deve tomar 3,5 litros diariamente.