scorecardresearch ghost pixel



Dias contados: RG Único é finalmente lançado e versão impressa irá sumir

Nova forma de identificação foi desenvolvida para combater fraudes e garantir maior acessibilidade às questões de saúde do indivíduo.



O governo federal lançou nesta quarta-feira, 23, a nova nova Carteira Nacional de Identidade (RG Único). O documento unirá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Registro Geral (RG) dos cidadãos. A iniciativa, cujo intuito é combater fraudes, será a forma padrão de identificação em todo o Brasil até 6 de março de 2023.

Leia mais: Valor médio ‘esquecido’ em bancos é de R$ 142 por CPF, diz Banco Central

Com a mudança, a previsão é de que o RG impresso como conhecemos hoje seja aposentado em até 10 anos. Apenas idosos poderão utilizar a versão original sem definição de tempo. A troca pelo novo documento será obrigatória e gratuita, com emissão pelas secretarias de segurança dos estados, da forma como acontece hoje em dia.

Assista na íntegra a cerimônia de lançamento da nova Carteira Nacional de Identidade:

Novidades do RG Único

O RG Único teve seu lançamento oficializado após assinatura de um decreto pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Com as mudanças, não haverá mais dois documentos de identificação (RG e CPF), mas apenas um, que será universal. Além disso, o novo documento também será válido em viagens internacionais.

Uma novidade que tem chamado a atenção é que o novo documento digital também carregará todo o histórico de saúde do brasileiro em apenas uma única ferramenta, chamada de Open Health.

A sistemática é parecida com a do Open Banking, porém, ao invés de informações financeiras, o sistema trará detalhes acerca da saúde do indivíduo, como o tipo sanguíneo, fator RH e se ele é doador de órgãos.

Essa centralização das informações permitirá que o cidadão seja atendido em qualquer unidade de saúde do país. Além disso, com o acesso às informações prévias da pessoa, os profissionais das unidades terão fácil acesso à possíveis comorbidades e demais condições de saúde.




Voltar ao topo

Deixe um comentário