scorecardresearch ghost pixel



Entenda por que suas suculentas estão deformadas e “pescoçudas”

Descubra o que é o estiolamento e quais as suas causas. Aprenda como sanar o problema, se ainda for possível evitar a deformidade da planta.



Suas suculentas estão “pescoçudas”? Se a resposta for sim é porque, muito provavelmente, elas estão sofrendo de um processo chamado estiolamento. Embora não seja reversível, é bom aprender a identificá-lo logo no começo para evitar que a deformação seja ainda mais evidente.

Veja também: Cuidado! 5 plantas que você não deve ter no quarto

Aliás, caso você não saiba do que se trata, as suculentas podem ficar mais “esticadas” sem uma causa aparente. Algumas espécies que são cultivadas por serem mais compactas acabam ficando maiores e com as folhas mais espaçadas. Quem cultiva acha que esse é o desenvolvimento natural do vegetal, quando na verdade o erro está nos cuidados da planta.

Descubra hoje por que as suas suculentas ficaram deformadas

As suculentas estão em alta entre os consumidores e amantes de plantas. Sua praticidade, baixo custo e facilidade dos cuidados conquistam qualquer um, ainda mais diante de tanta variedade e beleza. As suculentas são plantas tidas como protetoras de lares, segundo a cultura popular, o que fez essas plantinhas virarem xodó de muita gente.

De modo geral, as suculentas conseguem se dar bem em qualquer ambiente. Existem espécies que preferem mais luz solar e outras que preferem menos. Há opções de suculentas que podem ser cultivadas na sombra, dentro da própria casa.  Para saber se a suculenta está se adaptando adequadamente preste atenção a alguns sinais, dentre eles o estiolamento.

Incidência da luz solar é a principal causa da deformação de suculentas

Caso, a sua suculenta começou a mudar sua forma original e alongou a haste, dando mais espaço entre as folhas, então ela sofreu um estiolamento. Esta é uma reação da planta para tentar buscar um pouco mais de luminosidade.

Você perceberá que ela vai se deslocar em direção à região mais iluminada do local, inclusive. Assim, caso perceba que sua suculenta está mudando, tente colocá-la em algum lugar com mais iluminação.

Por outro lado, caso a suculenta apresente as folhas enrugadas ou secas, pode ser sinal de que está precisando de sombra. Faça o teste e adeque suas plantas ao melhor ambiente possível para elas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário