O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa de acesso ao ensino superior que já contemplou milhões de estudantes de todo o Brasil. Parte deles ainda possui dívidas com o governo e precisa renegociar os valores para conseguir pagar.
Leia mais: Nota Fiscal Paulista: resgate de até R$ 7,9 milhões termina nesta terça, 15
Uma medida provisória (MP) publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira, 11, detalha as regras para que estudantes inadimplentes possam negociar suas dívidas com a Caixa Econômica Federal e com o Banco do Brasil e ainda receber descontos de até 92%.
Cerca de 800 mil estudantes devem pagar mais de R$ 35 bilhões em valores atrasados. O abatimento será concedido de acordo com o tempo de atraso e forma de pagamento:
Atraso superior a 360 dias:
- Inscritos no CadÚnico ou que receberam auxílio emergencial em 2021: desconto de até 92% no valor da dívida para pagamento à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela taxa Selic.
- Demais estudantes: desconto de até 86,5% no valor da dívida para pagamento integral.
Atraso superior a 90 dias:
- À vista: desconto de 100% dos encargos e 12% do valor principal;
- Parcelado: parcelamento em até 150 vezes, com redução de 100% de juros e multas.
Renegociação do Fies online
A Caixa terá um canal de atendimento digital exclusivo para negociar o Fies. A plataforma entra no ar no dia 7 de março. No caso do estudante que tem contrato com o banco estatal, a negociação será feita assim:
- Acesse o site sifesweb.caixa.gov.br;
- Faça login com a conta da Caixa;
- Verifique se o serviço está disponível para você;
- Leia as regras e condições;
- Faça uma simulação;
- Gere o boleto da primeira parcela ou da parcela única e realize o pagamento.
Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre a novidade, acesse o site www.caixa.gov.br/fies ou entre em contato pelo telefone 0800 726 0101.