O metaverso é um tema que tem gerado acaloradas discussões nas redes sociais, desde o anúncio da mudança do nome do Facebook. O termo existe desde os anos 1980, mas só agora se tornou algo mais palpável e próximo da realidade de todos. O conceito de um universo paralelo artificial e digital é capaz de dar um nó na mente de qualquer pessoa, porém, a arte pode ajudar a entender o que isso significa.
Veja também: Um dos filmes mais famosos do mundo está disponível na Netflix
Existem alguns filmes e séries que são capazes de oferecer elementos que nos ajudam a entender o conceito de metaverso. O melhor, é que essas produções estão presentes nas principais plataformas de streaming para os assinantes.
O que é o metaverso?
Chegar a uma definição simples e que traduza tudo o que está envolvido no tema não é uma tarefa fácil. Porém, de um jeito mais simplificado, o metaverso é uma experiência virtual onde seres humanos podem interagir, trabalhar, se relacionar e se comunicar. O grande diferencial é que o metaverso tem uma característica imersiva muito marcante, diferente de jogos que existem na atualidade.
Seria como se você estivesse vivendo uma segunda vida virtual, dentro de um mundo artificial criado por computadores. Lá você poderá trabalhar, comprar coisas, ter uma casa e simular tudo como ocorre na vida real. Em outras palavras, seria uma espécie de Matrix.
Filmes e séries que ajudam a entender o tema
Para ajudar a compreender como o metaverso será na prática, separamos alguns filmes e séries de streaming que podem ser assistidos:
1 – Kiss me First (disponível na Netflix);
2 – Black Mirror – Episódio San Junipero (disponível na Netflix)
3 – Psycho-Pass (disponível na Netflix);
4 – Serial Experiments Lain (disponível no Funimation);
5 – Upload (disponível no Amazon Prime Video);
6 – Westworld (disponível na HBO Max);
7 – Matrix (disponível na HBO Max);
8 – Jogador nº 1 (disponível na HBO Max);
9 – 13º Andar (disponível na HBO Max);
10 – Tron: Uma Odisséia Eletrônica (disponível no Disney+).
Vale destacar que os seis primeiros títulos se tratam de séries, enquanto os demais são filmes. Assista e prepare-se para o metaverso que em breve deve bater à sua porta.