scorecardresearch ghost pixel



Nova parcela do Auxílio-Gás sai em fevereiro ou março? Veja o que pode acontecer nos próximos dias!

Veja as informações disponibilizadas até o momento pelo governo sobre o benefício.



O primeiro pagamento do auxílio-gás já terminou. Nesta rodada, mais de 5,4 milhões de famílias foram beneficiadas, e agora fica a dúvida: afinal, quando será o próximo pagamento?

Vale lembrar que esse benefício foi criado no fim de 2021 e tem o objetivo de ajudar famílias de baixa renda com a compra do gás de cozinha. Por isso, a cada dois meses será depositada pelo governo uma parcela de R$ 52, referente a 50% do valor do botijão GLP de 13kg.

Leia ainda: Lançamento de novo Vale Gás pode congelar preço do produto

Contudo, 108 mil beneficiários receberam o vale de forma adiantada, em dezembro de 2021, pois residem em cidades de Minas Gerais e da Bahia que continuam em situação de emergência em função das fortes chuvas que atingiram a região.

Em janeiro, mais famílias que se encaixavam no programa receberam o depósito feito pelo governo federal. Entretanto, a lista de beneficiários na primeira rodada de pagamentos contemplou apenas um terço dos inscritos no Auxílio Brasil.

Vale-gás não caiu para todos os inscritos

Segundo informações do CECAD, uma ferramenta usada para consulta aos dados do Cadastro Único, em novembro do ano passado, 32.166.847 famílias estavam cadastradas no CadÚnico. Desse total, cerca de 15,5 milhões (48%) vivem em situação de extrema pobreza e pouco mais de 3 milhões (10%) estão em situação de pobreza. Outras 6,7 milhões (21%) são consideradas de baixa renda, e quase a mesma quantidade (6,7 milhões) são famílias que vivem com renda acima de meio salário mínimo.

O programa pode beneficiar famílias que estão inscritas no CadÚnico e que possuam renda familiar por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606 em 2022). Sendo assim, de acordo com os dados observados do CECAD, é possível concluir que mais de 25,3 milhões de famílias brasileiras se encaixam no programa e deveriam ser beneficiadas com o vale-gás.

Vale lembrar que esse número não leva em conta as famílias com integrantes que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que não necessitam de cadastro para receber o auxílio, pois os seus dados não foram tornados públicos pelo Ministério da Cidadania.

Veja o calendário do vale gás em fevereiro

Por enquanto não existe nenhum calendário oficial divulgado pelo governo para os próximos pagamentos, mas existem duas possibilidades: a primeira é que o vale seja pago em fevereiro para as 108 mil famílias que receberam primeiro, enquanto a segunda é que todos recebam o benefício em março.

Mas, caso os pagamentos do vale-gás sejam unificados com o Auxílio Brasil, é possível que a parcela caia somente no mês de março. De acordo com a tabela abaixo:

  • 14 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 1;
  • 15 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 2;
  • 16 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 3;
  • 17 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 4;
  • 18 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 5;
  • 21 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 6;
  • 22 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 7;
  • 23 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 8;
  • 24 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 9;
  • 25 de fevereiro – depósito para beneficiários com NIS final 0;

A consulta para as famílias verificarem se tem direito ou não ao vale-gás pode ser feita pelos aplicativos do Auxílio Brasil e pelo Caixa Tem, conta poupança social onde o benefício é depositado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário