scorecardresearch ghost pixel



IR: teste de Covid-19 pode ser deduzido do imposto?

Na declaração, os gastos com os testes particulares entram como despesas médicas, o que já é permitido pela legislação do IR.



A pandemia da Covid-19 está longe de acabar, segundo a previsão de especialistas. Mesmo com o avanço da vacinação, novas variantes continuam surgindo. Para conter a propagação da doença, além das medidas de segurança, a testagem é uma ferramenta essencial. Afinal de contas, é por meio desse procedimento que os casos confirmados são isolados, evitando assim que a doença seja transmitida de forma desenfreada.

Leia mais: Grana extra: Governo pode devolver até R$ 6,5 bi em imposto indevido

Neste ano, quem pagou por testes particulares de Covid-19 vai poder declarar esse exame como despesa com saúde no Imposto de Renda (IR). A medida vale para todos os brasileiros que fizeram testes em 2021.

Covid-19 no IR

A inclusão dos gastos com testes de Covid-19 é possível e pode resultar em pagamento de menos imposto e influenciar no cálculo da restituição. Mas, para isso, é preciso conferir onde o teste foi feito. Isso porque na declaração só serão considerados aqueles feitos em unidades de saúde particulares.

Desta forma, a dedução vale para exames feitos em hospitais, laboratórios e clínicas ao longo de todo o ano passado. Por outro lado, os testes feitos em farmácias não serão considerados para o desconto do Imposto de Renda. Para garantir a inclusão, os interessados precisam guardar as documentações para que os valores gastos com testes sejam abatidos do IR.

A medida foi liberada pela Receita Federal diante do aumento de casos de Covid-19, principalmente com a variante Ômicron. Em alguns estados, os testes particulares custam até R$ 700. Na declaração, os gastos com os testes particulares entram como despesas médicas, o que já é permitido pela legislação do Imposto de Renda.

Para informar o gasto, os contribuintes precisam indicar na declaração o nome e CNPJ da empresa onde o exame de Covid foi feito, assim como o valor pago pelo teste. Todas essas informações podem ser acessadas na nota fiscal do exame.




Voltar ao topo

Deixe um comentário