scorecardresearch ghost pixel



“Minha violeta não dá flor”: descubra o que deve ser feito

As violetas são muito populares e fáceis de cuidar, ainda assim exigem atenção especial para alguns detalhes. Dessa maneira, é possível garantir um longo período de floração.



Uma das flores mais populares no Brasil é a violeta, que pode ser cultivada em qualquer ambiente e em pequenos vasinhos. Na maioria dos casos, as violetas estão em vasos de pequeno a médio porte e exigem cuidados moderados. Pode ser uma boa opção para alegrar e dar mais vida ao seu lar. Por isso, aprenda hoje como fazer suas violetas florir o ano todo.

Veja também: Utilize vinagre no jardim para garantir que suas plantas e hortaliças cresçam

Antes da febre das suculentas e dos cactos, toda casa e mesa de escritório tinha um pequeno vaso com uma violeta. Sempre mostrando suas belas flores que transitam entre o lilás e o roxo escuro, as violetas ainda são amadas por muita gente.

Violetas são resistentes, mas precisam de cuidados adequados

A versatilidade desta planta é algo que chama a atenção. Ela pode ser usada para melhorar o ambiente de trabalho, o escritório de home office, a sala, cozinha e até o quintal.

Contudo, seu charme está exatamente no minimalismo que a cerca. Afinal, estamos falando de uma flor de pequeno porte, mas com uma beleza incrível. As pétalas da violeta são magnéticas para o olho. Ela é um bom exemplo para mostrar que ser pequena não quer dizer que é discreta.

Ainda que sejam cultivadas em ambientes internos, as violetas sempre estão próximas das janelas. Isso não ocorre por acaso. Essas plantas precisam receber luz solar indiretamente todo o tempo para se manterem saudáveis. Mas esta é apenas uma dica entre outras tão importantes quanto.

1 – O solo é muito importante

Procure por uma terra bem adubada e nutritiva para suas violetas. Como os vasos são pequenos, vale a pena comprar a terra já pronta. Afinal, um saco grande de adubo vai durar muito tempo para suas violetas. Se preferir, faça você mesmo o adubo utilizando casca de ovo triturada e borra de café, por exemplo.

2 – Nada de jogar água demais

O substrato precisa ter uma boa drenagem para não encharcar. Além disso, busque manter esse substrato com pH neutro. Mantenha o solo úmido, porém nunca encharcado. Regue-a no início da manhã ou ao final da tarde, em dias mais quentes.

3 – Será que a luz está ok?

Como mencionado, as violetas adoram luz solar indireta. Portanto, mantenha os vasos em local ventilado, arejado e com iluminação indireta. Ou seja, não exponha as violetas à luz intensa do sol.

Se tomar todos esses cuidados básicos, as flores permanecerão abertas praticamente o ano todo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário