scorecardresearch ghost pixel



Moeda digital chinesa já está em uso e movimenta grandes quantias do mercado

A moeda digital chinesa já está em uso e pode ser utilizada, inclusive, por visitantes dos Jogos Olímpicos de Inverno.



Já há um bom tempo o dinheiro de papel vem perdendo espaço na vida das pessoas. Desde a criação dos cartões magnéticos, seguidos pelos chips, poucas pessoas ainda andam com grandes quantias na carteira. São raros os recursos que não aceitam pagamento em outras formas diferentes de dinheiro impresso.

Veja também: Na onda das criptomoedas: Banco Inter vai liberar investimento em Bitcoin e Nubank pode ser o próximo

Com o avanço da tecnologia e a criação do Pix e dos pagamentos por aproximação, já existe muita gente que nem tem mais cartão no bolso. Contudo, o dinheiro digital ainda soa como algo distante, mesmo diante da crescente aceitação das criptomoedas e de sua popularidade.

Ainda assim, a descrença de cidadãos mais conservadores não impede o avanço da tecnologia no mundo econômico. A China, por exemplo, já tem a versão digital de sua moeda, conhecida como e-CNY, uma espécie de Yuan eletrônico.

Moeda digital chinesa já é aceita nos jogos olímpicos

Não se trata de um modismo ou coisa passageira, o e-CNY está em funcionamento e deve se ampliar cada dia mais. A nova moeda digital chinesa pode ser utilizada para pagamentos durante os Jogos Olímpicos de Inverno. Os visitantes podem pagar por comida e objetos utilizando dinheiro e cartão, mas também podem escanear um código pelo celular e pagar utilizando o novo modelo de dinheiro.

Especialistas já especulam que a China está na frente do mundo no setor de economia digital. Ainda que o pagamento por QR-Code, como o Pix, não seja novidade, a tecnologia oriental parece ter mais potencial do que se imagina.

Dinheiro de papel deve ser aposentado no futuro

As transações envolvendo a e-CNY no final de 2021, portanto, há poucos meses, totalizaram cerca de US$ 14 bilhões. O número é surpreendente se pensarmos que a tecnologia é nova e ainda está em fase inicial. Economistas acreditam que esse é um dos passos da China para se colocar como principal potência geopolítica em um futuro próximo.

As vantagens do dinheiro digital incluem a dificuldade de falsificação e de roubo. Afinal, cada moeda teria uma impressão digital própria e impossível de ser copiada, como ocorre com as criptomoedas. Isso também facilitaria a transação de valores pelo mundo. Fato é que, em breve, todos os países devem presenciar a digitalização do dinheiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário