Se você foi um dos milhões de brasileiros que acessaram o site para consulta de dinheiro esquecido em bancos, mas descobriu que não possui valores a receber, não desanime. Isso porque o Banco Central (BC) fará uma nova fase de verificação com mais valores a serem liberados.
Leia mais: BC libera consulta a dinheiro esquecido em bancos; Veja o calendário e como consultar
Aqueles que não encontraram saldo em bancos poderão, a partir de maio, checar novamente o site Valores a Receber para descobrir se existem recursos aguardando resgate.
Nesta primeira fase, apenas R$ 4 bilhões dos R$ 8 bilhões foram liberados para consulta, o que dá a entender que mais pessoas terão uma nova chance de ter algum valor esquecido em instituições bancárias.
2ª fase de consultas aos valores a receber
Muitos brasileiros que acessaram o site de valores a receber e descobriram que não tinham dinheiro saldo esquecido se depararam com a seguinte mensagem:
“Atualmente você não tem valores a receber. Mas você poderá fazer nova consulta a partir de 2 de maio de 2022 para saber se terá valores a receber no novo período de consulta.”
Em reposta a essa afirmação, a assessoria do BC confirmou que uma nova etapa das verificações será liberada no início de maio. Ou seja, quem não teve saldo a receber terá uma nova chance daqui a alguns meses.
Veja como descobrir se você possui dinheiro a receber
Veja a seguir o passo a passo da consulta sobre que mostra quem tem valores a receber:
- Primeiro, acesse o site Valores a Receber;
- Em seguida, digite seu CPF e data de nascimento, ou CNPJ e a data de criação da empresa para consultar se você possui valores esquecidos em bancos;
- Caso tenha, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você terá acesso ao valor exato que irá receber. Além disso, é nesta data que você poderá solicitar a transferência, também pelo Valores a Receber.
A devolução do dinheiro será realizada via Pix a partir do dia 7 de março. Quem não tiver ou preferir não indicar uma chave na hora da transferência será informado pelos bancos sobre como será feito o depósito.
Além disso, para pedir o resgate do dinheiro, será preciso utilizar um login Gov.Br nível prata ou ouro. Quem ainda não tem, basta realizar um cadastro sem custo pelo site ou aplicativo Gov.Br.