Um dos ingredientes para ter uma boa noite de sono é a alimentação. Uma dieta adequada, principalmente antes de dormir, pode ser decisiva para descansar ou passar madrugadas em claro. Embora não seja uma novidade, o número de pessoas que duvidam disso é alto. Afinal, quase 70% da população relata dificuldades para dormir, segundo pesquisa do Instituto do Sono em São Paulo.
Veja também: Descubra o que significado das posições que os gatos dormem
Esse, aliás, é um dado recente que se baseou nas entrevistas de 1.600 brasileiros espalhados em 24 estados. Os números ainda indicam que 60% das pessoas acordam várias vezes depois que pegaram no sono.
A partir daí, diversos sintomas começam a surgir e incomodar a vida do paciente. É comum que a pessoa fique mais irritada, menos produtiva e com excesso de fadiga. Não é só isso, a taxa de acidentes cardiovasculares é maior em pessoas que não dormem bem. De modo geral, o funcionamento do organismo fica comprometido sem que haja descanso.
Alimentação interfere diretamente na qualidade do sono
Para dormir melhor é preciso investir um tempo cuidando da saúde. Nada muito pesado, na verdade. Realizar exercícios físicos frequentes, ainda que sejam pequenas caminhadas, ajuda a melhorar o descanso. Uma boa alimentação, sobretudo à noite, também melhora demais a situação.
Alimentos gordurosos e de difícil digestão exigem mais esforço do corpo em um momento que deveria ser de descanso. Em outras palavras, comer mal à noite, força o corpo a continuar trabalhando no seu momento de “folga”.
Descubra 3 alimentos capazes de prejudicar o sono
Dentre as comidas que mais atrapalham o corpo na hora de desligar, estão:
1 – Carnes processadas
Os famosos embutidos ou enlatados, bem como carnes industrializadas, costumam ter muito sódio. Isso faz o corpo inchar, além de acelerar o coração e interferir no fluxo sanguíneo. Eles também podem dar muita sede e forçar idas ao banheiro na madrugada.
2 – Queijo
Os queijos mais gordurosos, como o cheddar, são difíceis de digerir. Alguns queijos têm alto teor de gorduras saturadas e, certamente, seu sono não terá a profundidade necessária. Você vai acordar mais cansado do que deveria.
3 – Chocolate amargo
O chocolate amargo é considerado o chocolate mais saudável para comer. Contudo, não se deve comê-lo à noite, devido ao alto teor de cafeína.