scorecardresearch ghost pixel



Onze-Horas sem mistério: saiba agora como cultivá-la da forma correta

Ela precisa de seis a oito horas de luz solar quase todos os dias e requer alguns cuidados especiais para florescer e ficar bonita. Saiba como cultivar a Onze-Horas!



A Portulaca grandiflora, mais conhecida como Onze-Horas, faz parte da família do cacto e outras suculentas, e leva esse nome pela sua fama de suas flores abrirem somente próximo às 11 horas da manhã, pois é quando existe a maior incidência de sol.

Veja também: Árvore do dinheiro: aprenda a cultivar essa planta que traz prosperidade

Isso acontece porque as estruturas fotossensíveis que existem nas folhas, percebem que o sol está no auge.

Também são essas mesmas estruturas que fecham a flor, assim que a luminosidade começa a diminuir próximo ao final da tarde, além do fato que, em dias nublados elas não abrem.

Nativa da América do Sul, é uma flor muito popular, tendo como estação de maior comercialização, a primavera.

É muito importante que haja cuidado onde a Onze-Horas será plantada, pois são tóxicas para alguns animais.

Curiosidades sobre a Onze-Horas

  • É bem comum em alguns lugares que a onze-horas seja usada como presente e como forma de demonstrar afeto.
  • Não é aconselhável o seu cultivo em lugares fechados, pois atraem muitas abelhas.
  • Pode ser usada na culinária, com suas folhas cozidas como legumes, conservadas no vinagre ou adicionadas em molhos de saladas e ensopados.
  • Em seu uso medicinal se destacam efeitos em problemas como: afecções do fígado, bexiga e rins.
  • É uma planta de ciclo anual com um crescimento rápido.
  • Podem ser de variadas cores como: Rosa, Pêssego, Amarelo, Laranja, Vermelho, Fúcsia, Magenta, Lavanda e Roxo.
  • Suas flores apenas se abrem enquanto no auge da luz solar, o que seria por volta das onze horas, por isso recebeu este nome.
  • Recebe também, o nome de Beldroega, nome antigo dado a plantas que englobam diferentes espécies de gêneros, e em Bangladesh, ela recebeu o apelido de “time Fool” que significa “o tolo do tempo” ou “hora idiota”.

Dicas para o cultivo em casa

A flor onze-horas pode ser cultivada em pleno sol, na maioria dos tipos de solo, mesmo que sejam áreas arenosas ou rochosas, desde que bem drenados.

Ela precisa de seis a oito horas de luz solar quase todos os dias, e caso não dê para evitar a sombra, o crescimento dela pode ser prejudicado e é provável que ela não abra suas flores.

Dentro de casa você pode colocá-la em uma janela onde pegue bastante luz, mas caso haja um jardim, coloque-a em um local onde pegue muita luz, já que essa planta adora sol, tanto que é nas estações quentes do ano que ela prospera bem, principalmente em temperaturas em torno de 26 ºC a uns 32 ºC.

Em regiões onde o calor é muito forte beirando os 40 ºC, observe para ver se ela parece saudável e se o solo não está seco demais.

O melhor momento para realizar a poda é no início da primavera.

Essa flor não demanda muita rega, mesmo não sendo muito resistente à seca. Porém não suporta água em excesso, logo, o ideal é uma rega de uma forma equilibrada, e caso a temporada de chuva seja muito longa, observe a umidade do solo, para não danificar as raízes da sua flor.

A onze-horas não costuma sofrer muito com pragas, embora possa acontecer de sofrer com a chegada de pulgões ou lesmas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário