Há um tempo, o ovo protagonizou várias polêmicas em discussões nutricionais. Pessoas favoráveis ao consumo de ovos debatiam contra outros que discordam. Os argumentos eram de que o ovo apresentava um alto teor nutritivo, praticamente completo, contra aqueles que afirmavam ser uma bomba de colesterol.
Contudo, o tempo passou e ficou claro de que o ovo é de fato um alimento extremamente nutritivo e benéfico para a saúde. Mesmo assim, existem pessoas que devem evitar o consumo a todo custo.
Veja também: 5 mitos sobre emagrecimento que podem sabotar a sua dieta
O ovo possui quantidades abundantes de minerais e vitaminas do complexo B, principalmente. Além disso, é uma das melhores fontes de proteína. Não é por acaso que atletas de musculação têm uma dieta rica em ovos diariamente. Apesar disso, a verdade é o que diz aquele velho jargão popular: “tudo em excesso faz mal”.
Pessoas que devem evitar o consumo de ovo a todo custo
As primeiras restrições ao ovo se aplicam para pessoas que possuem alergia ao alimento. Existem organismos que rejeitam a presença da albumina, presente em grande quantidade nos ovos. Por esse motivo, algumas vacinas não podem ser aplicadas nesses indivíduos. Existem imunizantes que utilizam ovo em seu processo de fabricação.
As principais e mais frequentes reações alérgicas ao ovo são:
- Diarreia;
- Vômito;
- Erupção cutânea;
- Inflamações nos olhos;
- Congestão nasal;
- Irritações pelo corpo e manchas.
Colesterol alto também acende sinal de alerta
Outro grupo que deve ter cuidado ao consumir ovos é aquele formado por pessoas que tem colesterol alterado. O ovo realmente possui índices altos de colesterol, se consumido excessivamente, ele pode acabar piorando a situação de quem já sofre com isso.
Pelo mesmo motivo, pacientes cardiopatas estão enquadrados entre as pessoas que devem reduzir o consumo de ovos. Na verdade, o ideal é evitar totalmente este alimento na dieta. A boa notícia é que boa parte dos nutrientes está presente na clara do ovo, a parte menos gordurosa e com menor taxa de colesterol.