scorecardresearch ghost pixel



5 mitos sobre emagrecimento que podem sabotar a sua dieta

Descubra algumas verdades bem incômodas sobre o processo de emagrecimento. Você precisa saber o que vai enfrentar para perder peso.



O emagrecimento é a meta de vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Para alguns, perder peso significa apenas conseguir melhorar a aparência, enquanto para outros o processo é a salvação da vida. 

Veja também: Pipoca ajuda a emagrecer e melhorar a saúde, mas precisa ser feita do jeito certo

Existem pessoas que estão apenas um pouco acima do peso ideal e uma simples dieta funciona. Contudo, há pacientes obesos que necessitam perder muitos quilos para desempenhar atividades cotidianas simples. A gama de pessoas que estão no meio termo é ainda maior.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% da população adulta está acima do peso. O número assusta e acende um alerta para os cuidados com a saúde, principalmente com a alimentação. Se você está com sobrepeso, o ideal é procurar um nutricionista ou algum acompanhamento profissional.

Embora existam diversas receitas “milagrosas” que prometem a perda de peso rápida, é preciso entender que o processo envolve esforço. Aliás, desde já é bom abandonar alguns mitos. Por isso, separamos algumas verdades duras que você precisa saber sobre o emagrecimento.

1 – Mito: A vontade de comer passa

Se você acha que vai começar a comer menos e um dia o seu corpo vai parar de sentir fome, está redondamente enganado. Por mais que a dieta esteja ativa há anos, uma comida gordurosa ou um doce bem calórico sempre darão água na boca. O que muda é o controle dos impulsos para conseguir dosar a quantidade certa e a frequência ideal. Aliás, no começo da dieta, a vontade de comer será bem grande e tende a se tornar suportável em pouco tempo.

2 – Mito: Você vai emagrecer de forma constante

Não se assuste se você parar de emagrecer mesmo seguindo a dieta e mantendo a atividade física. Pessoas que estão bem acima do peso se animam ao perderem muitos quilos em apenas um mês. Porém, começam a ficar desapontadas quando veem que a balança não mostra mais resultados positivos.

O organismo tende a se acostumar com o gasto calórico atual e começa a trabalhar de forma a manter o peso. Quando isso acontecer, o ideal é mudar o tipo e intensidade do exercício, além de rever as táticas alimentares.

3 – Mito: O cuidado com a alimentação acaba

A não ser que você tenha entrado em alguma regra de alimentação maluca e perigosa, a dieta não acaba. Por isso, o ideal é trabalhar com reeducação alimentar. Você precisa aprender a comer para emagrecer e manter o peso para sempre. Não se desanime, isso será natural depois de um tempo. Lembre-se que hoje você está comendo errado.

4 – Mito: Você precisa de uma mudança radical

Vale mais a pena manter uma dieta simples e pouco restritiva, se você puder, do que investir em mudanças radicais. A nossa mente, não gosta de sair da rotina de forma abrupta e vai te sabotar em algum momento.

5 – Mito: seus pensamentos não influenciam

Muitas vezes a causa do sobrepeso está nos padrões mentais do paciente. É preciso buscar acompanhamento psicológico para entender os motivos internos que levam ao ganho de peso. Atividades físicas e práticas como a Yoga ajudam no processo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário