scorecardresearch ghost pixel



Petróleo, alimentos, dólar: Veja como a guerra na Ucrânia afeta a economia do Brasil

Impactos indiretos no Brasil causados por uma eventual guerra não são positivos. Resultado pode ser alta nos preços e queda nos investimentos.



Na manhã desta quinta-feira, 24, a Rússia decidiu atacar a Ucrânia, agravando ainda mais a crise militar na Europa. O cenário é preocupante, algo nunca antes visto desde a 2ª Guerra Mundial.

Leia mais: Conflito: Por que a Rússia invadiu a Ucrânia?

Mas e como fica o Brasil diante desse cenário de tensões? Para responder essa pergunta, veja a seguir como a disputa Rússia versus Ucrânia pode afetar a economia brasileira mais do que você imagina.

Alimentos

A imposição de sanções contra a Rússia pode acabar prejudicando o mercado nacional, em especial o agronegócio brasileiro. No ano passado, o Brasil foi o sexto maior destino das exportações russas. Dentre os produtos estão adubos e fertilizantes.

Com um possível bloqueio econômico, a aquisição dessas substâncias por brasileiros se tornará ainda mais inviável. A previsão é de que o mercado interno de alimentos seja atingido, mesmo que de maneira discreta.

Dólar

Conflitos geopolíticos costumam gerar incertezas na economia global, aumentando as chances de risco financeiro. E no Brasil, esses impactos também poderão ser sentidos de forma direta.

Na prática, investidores podem preferir migrar seus ativos para lugares mais seguros, como o japonês ou americano, deixando de lado emergentes, como o brasileiro. E os reflexos desse cenário serão sentidos na taxa de câmbio, na bolsa e em outros ativos.

Petróleo

Por último, outro efeito causado pelas tensões entre os países será a alta nos preços do petróleo e seus derivados.

Atualmente, a Rússia é uma das maiores produtores de petróleo do mundo. Sua capacidade de produção diária chega a 10 milhões de barris por dia. Além disso, o país é também o maior fornecedor de gás natural da Europa.

Com a eclosão dos confrontos militares, possíveis sanções econômicas de outros países pode paralisar a produção e a exportação de commodities, inclusive o petróleo, aumentando assim os preços dos combustíveis no Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário