scorecardresearch ghost pixel



Projeto de lei eleva de 60 para 65 anos a classificação de pessoa idosa

Um projeto de lei pretende elevar para 65 anos a idade da pessoa considerada idosa pela lei. O texto considera a expectativa de vida.



Viver mais e com saúde é a expectativa de muita gente. Tanto que um projeto de lei quer alterar a idade de classificação da pessoa idosa. Assim, a proposta é elevar o reconhecimento para 65 anos e não mais 60, como é atualmente.

Leia mais: Eleições 2022: confira até quando eleitores precisam regularizar o título

De acordo com o texto, a mudança se dá na proporção do aumento da expectativa de vida. Em 2003 era de 71 anos, quando foi sancionado o Estatuto do Idoso. Mas, em 2017, subiu para 76 anos. Por isso, o projeto de lei considerada as limitações de quem tem entre 60 e 65 anos e a melhora na qualidade de vida das pessoas consideradas idosas.

De 60 para 65 anos

O projeto de lei é do ano 2019. Pela proposta, sobe de 60 para 65 anos o reconhecimento legal da idade da pessoa idosa. O texto está em análise pela Câmara dos Deputados. Se aprovado vai alterar o Estatuto do Idoso, assim como a Lei do Atendimento Prioritário.

O texto considera o avanço da ciência, com novos tratamentos na área da saúde. Assim como uma melhor qualidade de vida da pessoa idosa. Tanto que alguns estudos consideram que uma pessoa de 65 anos pode ter as mesmas condições físicas e cognitivas de quem tinha 45 anos há três décadas.

Ou seja, isso comprova que o avanço da saúde e das tecnologias tem melhorado a qualidade de vida das pessoas. E consequentemente a velhice. O projeto de lei também leva em conta que pessoas que têm entre 60 e 65 anos muitas vezes ocupam atendimentos preferenciais sem que tenham a real necessidade. Prejudicando, assim, outras que tenham limitações maiores.

O projeto segue na Câmara dos Deputados e vai ser analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Constituição e Justiça e Cidadania.




Voltar ao topo

Deixe um comentário