scorecardresearch ghost pixel



Seu Auxílio Brasil foi cancelado? Veja como resolver o problema

Se você recebe o Auxílio Brasil e teve o benefício cancelado, alguma falha no seu cadastro pode atrapalhar o recebimento do benefício.



Desde que o Auxílio Brasil foi criado, o governo federal anunciou que todos os meses mais famílias poderiam ser incluídas no programa. Assim como a inclusão é possível, alguns brasileiros podem ter também o benefício cancelado. E isso pode acontecer por várias razões.

Leia mais: É possível acumular o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia em fevereiro?

A regra básica para receber o Auxílio Brasil é que as famílias vivam em situação de pobreza ou extrema pobreza. E, além disso, que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), o banco de dados do governo federal.

Auxílio Brasil cancelado

Pensa só que situação ruim. Esperar receber o Auxílio Brasil e descobrir só na hora da rodada de pagamentos que o seu benefício foi cancelado. Pois é. Isso não é comum, mas pode acontecer.

Principalmente se os dados das famílias estiverem desatualizados no CadÚnico. Isso porque toda alteração na vida das famílias precisa ser registrada no cadastro.

Por exemplo, mudança de emprego, nascimento ou morte de alguma pessoa da casa. O Ministério da Cidadania faz todos os meses a revisão do benefício. Por isso, quem está com os dados desatualizados corre o risco de ter o Auxílio Brasil cancelado.

Mas, atenção. Se você não teve nenhuma mudança na estrutura familiar e ainda assim o benefício foi cancelado, a primeira dica é procurar atendimento em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Quem por algum motivo teve alguma parcela do pagamento cancelada pode também entrar com recurso.

Os beneficiários têm o prazo de 30 dias para contestarem. Vale lembrar que se alguém da casa conseguiu um novo emprego e a renda da família melhorou, esse pode ser um dos motivos para o cancelamento do benefício do Auxílio Brasil.

Por isso é tão importante manter os dados sempre atualizados no CadÚnico, para evitar que o benefício seja cancelado por alguma falha do Ministério da Cidadania.




Voltar ao topo

Deixe um comentário