scorecardresearch ghost pixel



Site Valores a Receber libera consulta ao saldo; Veja como fazer

Saiba o que é, como consultar o saldo e as etapas para o resgate do dinheiro esquecido em bancos. Passo a passo completo!



Brasileiros com dinheiro esquecido em bancos terão a oportunidade de resgatar os recursos a partir de março. Mas até lá, para o cidadão saber se há quantias disponíveis para saque, o Banco Central (BC) criou um site de consulta ao saldo, chamado Valores a Receber.

Leia mais: BC libera consulta a dinheiro esquecido em bancos; Veja o calendário e como consultar

O que é o Sistema Valores a Receber?

Trata-se da nova ferramenta desenvolvida pelo BC, cujo intuito é ajudar pessoas físicas ou jurídicas a descobrirem se elas possuem algum dinheiro esquecido em bancos.

A origem dos recursos pode vir de uma conta que foi encerrada, mas que ainda tinha saldo, de tarifas cobradas indevidamente por bancos ou mesmo de valores aplicados em consórcios que acabaram esquecidos depois de muito tempo.

O serviço está ligado ao Registrato, lançado no começo de 2021 pelo BC. O sistema fornece relatórios a respeito da relação do cidadão com instituições financeiras sobre assuntos como chaves Pix, financiamentos, empréstimos e mais.

Valores a Receber: Primeira consulta

Para saber se há dinheiro disponível, é preciso acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. Em seguida, no começo da página, basta clicar no link de consulta para ser direcionado a uma nova página.

Na nova tela, aparecerão alguns campos, que devem ser preenchidos pelo cidadão. No caso de pessoa jurídica, a consulta ao saldo Valores a Receber pede para colocar o CPF e a data de nascimento da pessoa. Se for dono de empresa, pessoa jurídica, é solicitado o CNPJ e a data de criação do negócio.

Depois que os campos estiverem devidamente preenchidos, vá na opção “Consultar”. Caso não haja nenhum valor disponível, aparecerá uma mensagem orientando para uma nova consulta a partir do dia 2 de maio de 2022.

Mas se houver valores a receber, então, o passo a passo deve ser outro. Veja abaixo!

Quando vou receber?

O resgate do valor esquecido em bancos não será feito de forma automática.  Caso o cidadão tenha saldo a receber, ele será informado da data e período para consulta e movimentação do valor disponível.

As datas serão agendadas conforme o ano de nascimento da pessoa ou criação da empresa, veja o calendário abaixo:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Como fazer o resgate dos valores a receber?

Depois de confirmar que possui dinheiro esquecido, o trabalhador deverá consultar e resgatar os valores a receber conforme a data e o período do seu agendamento.

Veja o passo a passo:

  1. Caso você ainda não tenha um login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você precisará de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos na data e período agendados ou na repescagem. Lembrando que não será possível acessar o sistema com login Registrato;
  2. Retorne aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo disponível;
  3. Caso você perca sua data e período de resgate, venha aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) no sábado da repescagem das 4h às 24h, de acordo com o calendário acima.
  4. Mas se você também perder seu sábado de repescagem, volte aqui (valoresareceber.bcb.gov.br) a partir de 28/03/2022 e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário