scorecardresearch ghost pixel



Vai comprar a casa própria? Confira 7 dicas para não errar na escolha do imóvel

Está à procura de um imóvel para comprar, mas não sabe por onde começar o seu planejamento? Veja o que você precisa analisar antes da compra.



Muitos brasileiros sonham em ter a casa própria. Uma pesquisa feita pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) aponta que cerca de 40% da população pensa em comprar uma casa ou um apartamento.

Saiba mais: Itaú lança linha de crédito para financiamento de eletrodomésticos em até 60 vezes

Mas vale a pena destacar que os caminhos para alcançar esse sonho são um pouco mais complicados do que se pensa, e existe sim a possibilidade de serem encontrados alguns pesadelos no meio do caminho.

Muitas coisas precisam ser avaliadas no momento da decisão. Os juros que as instituições financeiras cobram, por exemplo, podem variar de 2,9% a quase 10%. Por isso, é importante fazer uma análise bem cuidadosa da sua vida financeira antes para ver a possibilidade de pagamento das parcelas.

Especialistas dizem que financiar a casa própria pode ser uma boa ideia, caso o valor da prestação do imóvel seja o mesmo que é gasto com o aluguel. Ou ainda, caso tenha condições, outra opção também seria comprar o imóvel ainda na planta, mas para isso é preciso seguir algumas orientações.

O financiamento é uma alternativa que vem crescendo muito e conquistando os brasileiros, mas para optar por ela, é preciso entender que será preciso fazer um compromisso mensal com o seu dinheiro. Ou seja, é preciso antes fazer um planejamento financeiro.

Um fato acerca do financiamento é que alguns juros, quando somados ao longo do contrato, podem resultar no pagamento de até dois ou três imóveis.

O consórcio também pode ser uma boa opção, principalmente para as pessoas que não tem urgência em mudar e possuem verba disponível para o investimento mensal.

7 passos para adquirir o seu imóvel

  1. É importante reunir a família e conversar sobre a possibilidade de comprar o imóvel, além de contar com a ajuda de todos para a definição o local, falar sobre valores e as condições de pagamentos.
  2. Os gastos com transporte devem ser levados em consideração, além, é claro, de se calcular o custo de vida da região.
  3. Se o valor do aluguel que está pagando for o mesmo valor da prestação, é possível que o financiamento seja a melhor opção neste caso.
  4. Poupe parte do seu salário e invista em algo que renda bem, como CDB, Tesouro Direto ou Poupança.
  5. Essa dívida do imóvel deve ser considerada uma prioridade, em comparação com as demais despesas mensais da casa.
  6. Para que esse compromisso não tenha nenhuma falha, é importante que se faça uma reserva financeira estratégica.
  7. Lembre-se que as pequenas despesas, especialmente as que passam despercebido com o cartão de crédito, por exemplo, podem levar as famílias a terem sérios problemas financeiros. Por isso, é importante rever de forma imediata os gastos mensais, caso apareça alguma dificuldade no pagamento das parcelas.

Cuidados com a compra de imóveis na planta

Quem possui algum dinheiro reservado pode pensar em comprar o imóvel ainda estando na planta, pois a entrada pode facilitar muito o pagamento das parcelas. Contudo, algumas precauções devem ser tomadas antes da aquisição, a saber:

  • Observe bem o projeto inicial e analise todos os pontos mostrados pela construtora, de forma que se garanta a melhor opção.
  • Veja tudo sobre os materiais que serão utilizados na obra e tire todas as suas dúvidas.
  • A localização, o tamanho da casa ou apartamento, prazo de entrega da obra e a qualidade de acabamento devem ser considerados também.
  • Considere o potencial de valorização e a destinação futura do imóvel.
  • Analise o prazo de entrega da obra, tendo em vista que, devido a fatores externos, o período pode ser prolongado.
  • Escolha uma construtora responsável que tenha mais segurança e tempo de mercado, e avalie a reputação da empresa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário