scorecardresearch ghost pixel



Vale-gás: Por que eu ainda não recebi nenhuma parcela do benefício?

Apesar de atender todos os requisitos, saiba o motivo que impede o acesso ao programa por milhões de brasileiros.



Novos pagamentos do vale-gás terão início a partir desta segunda-feira, 21, e no decorrer da semana, até a próxima sexta-feira, 25. Segundo informações oficiais do governo federal, ao todo, serão feitos repasses no valor de R$ 50 para cerca de 5,58 milhões de pessoas que entram na folha do benefício só no mês de fevereiro.

Leia mais: Descubra se você tem direito ao Auxílio Emergencial retroativo em 2022

Apesar o grande número de contemplados, muita gente ainda não recebeu nenhuma parcela do vale-gás desde o seu lançamento. Até agora, já foram repassados dois lotes do programa, sendo um em dezembro, para as vítimas das fortes chuvas, e o outro em janeiro, para o público público geral.

Com os pagamentos acontecendo a todo vapor, muita gente que atende os requisitos, mas que ainda não recebeu nada, demonstra preocupação em relação ao programa. Afinal, por que algumas pessoas que precisam receber o vale-gás não tiveram acesso às parcelas?

Motivos para não receber o vale-gás nacional

As causas para o não recebimento do vale-gás dependem muito de cada usuário. No entanto, no geral, o principal motivo é a falta de espaço no orçamento federal. Isso impede que todo mundo que precisa da ajuda receba os recursos neste momento.

Portanto, mesmo aqueles que cumprem com as condições do programa, mas ainda não foram contemplados, terão de aguardar um pouco mais até que o Ministério da Cidadania comece a incluir novos cidadãos à lista de contemplados.

Vale de dizer que não há como prever quando isso irá acontecer. De acordo com a pasta, novas inscrições acontecerão gradualmente e aos poucos. A meta do governo é de que todos os beneficiários do Auxílio Brasil sejam atendidos com o vale-gás até setembro de 2023.

Quem pode receber o vale-gás nacional?

Considerando as regras gerais do programa, o direito ao vale-gás começa com a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, também é levado em conta a renda da família, que deve ser de até meio salário mínimo (R$ 606) per capita.

Outro ponto é que pessoas que estão no Benefício de Prestação Continuada (BPC) também contam com o direito ao projeto, assim como mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário