scorecardresearch ghost pixel



Volta do Auxílio Emergencial é possível após agravamento da pandemia?

Programa criado para apoiar os brasileiros mais vulneráveis durante a pandemia de Covid-19 volta a ser tema de discussão.



Mesmo com um novo agravamento da pandemia de coronavírus no país, o governo não deve realizar novos pagamentos do Auxílio Emergencial. O programa foi criado em 2020 e encerrado em outubro de 2021, após atender cerca de 34,4 milhões de famílias com sua última parcela.

Leia mais: Recorde: Gasolina ultrapassa R$ 8 pela primeira vez, diz ANP

Na última semana, o ministro da Cidadania, João Roma, afirmou em entrevista que o projeto não retornará em 2022. Segundo ele, o foco do governo está em outros programas, com o Auxílio Brasil.

Há alguns meses, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia sinalizado a possibilidade de volta do auxílio caso a crise sanitária piorasse novamente. Embora seja exatamente o que está acontecendo agora, não há indícios de que o benefício terá novos pagamentos.

Segundo dados dos próprios estados, o número de leitos ocupados por pessoas contagiadas com a Covid-19 chega a 80% em alguns locais, tendo alcançado 100% na cidade de Belém (PA). Ainda assim, o governo insiste que não há justificativas para o retorno dos pagamentos.

Carnaval cancelado

Embora o Palácio do Planalto argumente que não haverá novos fechamentos no comércio, alguns sinais mostram exatamente o contrário. Em locais como Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Olinda e Salvador, as festas de carnaval de rua já foram canceladas ou adiadas.

O movimento preocupa especialmente os ambulantes, que dependem desse tipo de evento para gerar renda. O que resta agora é esperar que o governo mude de ideia e volte oferecer apoio financeiro para a população vulnerável.




Voltar ao topo

Deixe um comentário