scorecardresearch ghost pixel



5 dicas para evitar gastos não planejados e economizar dinheiro no dia a dia

Passos simples para ter sempre dinheiro em caixa para realizar seus planos e metas a curto, médio e longo prazo.



Economizar dinheiro é o que toda pessoa quer fazer. E os motivos para isso são sempre variados. Algumas querem economizar para fazer uma grande compra no futuro, outras querem uma viagem, e algumas só querem a segurança de ter um fundo para recorrer caso alguma emergência venha a acontecer.

Leia ainda: Aprenda a economizar internet do celular para não ficar desconectado

Mas independente do motivo, ter um dinheiro guardado nunca vai ser uma coisa ruim. O problema é que nem todos conseguem guardar dinheiro, e a desorganização geralmente é o principal fator. Então confira a seguir cinco dicas úteis para economizar dinheiro, para que você consiga realizar seus planos.

Maneire com os gastos com comida fora de casa

Muitas pessoas quando passam a analisar seus gastos percebem que elas praticamente “comem” seu dinheiro. Isso porque a preguiça de cozinhar ou mesmo a correria do dia a dia faz com que sempre se ocupem demais para preparar uma refeição, e isso tem um custo. Comer fora é bem mais caro que cozinhar, e por isso é importante se atentar para não gastar muito com comida na rua.

Procure comer na rua ou pedir delivery mais aos finais de semana e livre os dias úteis desse gasto.

Planeje suas compras grandes

De tempos em tempos vamos precisar fazer uma grande compra. Seja um eletrodoméstico novo, um móvel de casa, um novo veículo. Seja o que for é impossível deixar de comprar essas coisas em algum momento.

Então já que é inevitável, você deve ter em mente que deve ser planejado o máximo possível. Você precisa de um guarda-roupas novo? Quando é o melhor período para comprar? Dá para esperar até a Black Friday? Quais vão ser os outros gastos que terá no mês daquela compra?


Tudo deve ser analisado nos mínimos detalhes.

Liste as contas fixas

Na vida você vai ter as suas contas fixas, e as contas que você vai fazer ao longo do mês. Por exemplo, a conta de energia, água, internet, serviços de streaming. Todas essas você sabe que vai ter que pagar todo mês, ou seja, são fixas.

As outras contas são circunstâncias, você só vai ter se fizer, então o que pode fazer é listar as fixas e ter uma média do quanto elas te custam mensalmente. Assim você vai saber exatamente quais são seus gastos obrigatórios, e aí planejar os seus gastos circunstanciais.

Crie metas

Se você sabe exatamente quanto precisa economizar, ou qual seu objetivo final de dinheiro que quer juntar, pode fazer uma coisa muito útil que é criar metas. Você pode criar a meta de em 6 meses juntar uma quantia específica de dinheiro, o que te levaria a uma nova meta de em 1 ano juntar outra quantia, e por aí vai.

Economize, mesmo que pouco

Se você acha que não consegue ter um valor fixo para guardar todo mês, você pode fazer a sua economia ser mais maleável. você pode economizar o quanto for. Se em um mês você conseguir guardar R$ 100, ótimo, mas se em outro mês você conseguir só R$ 50 também está ótimo. O ponto é sempre fazer alguma coisinha entrar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário