scorecardresearch ghost pixel



5 segredos que todo cliente de banco precisa saber

Saiba o que você tem direito junto às instituições bancárias e como evitar ser cobrado ou taxado de forma indevida.



Ao se tornarem clientes de um banco, muitas pessoas acabam não se importando muito com os termos e diretrizes presentes no contrato. E essa brecha pode dar margem à cobranças e práticas indevidas que são adotadas por muitas instituições financeiras.

Leia mais: Bancos terão que fazer Pix com ‘dinheiro esquecido’ em até 12 dias após pedido

Conheça a seguir 6 desses “segredos” bancários pouco divulgados, mas que todos precisam ter conhecimento. Observe!

1. Você tem direito a um cartão de débito

Segundo o Banco Central, é fundamental que o banco onde foi aberta a conta disponibilize ao cliente um cartão de débito para compras e saques em dinheiro.

Além disso, também é direito do consumir o acesso gratuito a quatro saques no mês (entre caixas eletrônicos e guichês), duas transferências para contas da mesma instituição, emissão de dois extratos no caixa eletrônico e um talão de cheque com 10 folhas.

2. Você não precisa pagar pela portabilidade de salário

Certos bancos costumam cobrar quantias em dinheiro dos clientes para realizar a portabilidade de salário. E essa decisão não deve exigir que o cliente desembolse quantias em dinheiro. Por isso, tenha atenção caso a instituição decida cobrar pela operação, que deve ser gratuita.

3. Você pode receber uma nova via do cartão em caso de bloqueio

Todo cliente de banco pode solicitar o reenvio de um novo cartão de crédito/débito em caso de bloqueio, sem que isso resulte na cobrança de taxas. No entanto, em caso de perda, dano ou roubo, o banco pode cobrar uma pequena quantia pela reemissão de uma nova via.

4. Você tem o direito de transferir suas dívidas

Se você é cliente de um banco, saiba que você pode transferir suas dívidas para outra instituição sem precisar arcar com nenhuma taxa ou tarifa. Nesse caso, a dica é fazer a portabilidade de crédito para outro banco que ofereça melhores condições de pagamento.

5. Você não precisa pagar nenhuma tarifa para abrir uma conta

Por último, este segredo é um dos mais interessantes, pois muita gente acaba aceitando tarifas e taxas de aberturas de conta sem saber que isso não pode ser feito.

Isso porque o Banco Central, em seu regulamento, diz que o cliente não precisa pagar taxa ou tarifa no momento de abrir uma conta. Por outro lado, pacotes de serviços mensais podem ser cobrados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário