scorecardresearch ghost pixel



5 tipos de alimentos que roubam a energia do nosso corpo

Nossa disposição ao longo do dia pode ser influenciada de acordo com os alimentos que ingerimos, pois alguns roubam a energia do nosso corpo.



Você já deve ter percebido que alguns dias está mais disposto, já em outros, está mais cansado, sonolento ou sente uma moleza no corpo, não é mesmo? Mas saiba que isso pode estar relacionado ao tipo de alimentação consumida, pois existem alimentos que literalmente roubam a energia de nosso corpo, atrapalhando nossa produtividade e os resultados de nossas tarefas ao longo do dia.

Veja também: Receita de bebida saudável de morango e aveia para emagrecer

São alimentos que nos atrapalham atuando negativamente de diversas formas no corpo. Alguns fornecem tanta energia, em um primeiro momento, mas depois, resulta em má disposição. 

Geralmente, são os alimentos com altos teores de açúcares, porque elevam as taxas de glicose, mas em seguida a insulina é liberada e, isso faz com que haja um desgaste no corpo, causando muito cansaço. 

Existem outros alimentos que são muito gordurosos, gerando maior trabalho no processo digestivo e levando mais tempo para digeri-los. Conheça os grupos alimentares que atrapalham nossa disposição.

5 tipos de alimentos que roubam a energia do nosso corpo

Carboidratos refinados

São alimentos produzidos com farinha de trigo branca que fornece muita energia e transforma-se em glicose no sangue. Essa absorção de glicose é feita muito rapidamente e, por essa razão, acontece de o corpo sentir-se muito cansado. Para evitar isso, podemos consumir alimentos produzidos à base de farinha integral. 

Alimentos à base de frituras

Esses alimentos fazem com que a digestão seja mais longa, os órgãos têm mais dificuldades para sintetizar os nutrientes. O processo digestivo pode demorar até 8 horas, isso provoca maior cansaço. Vale mencionar que alimentos à base de frituras são ricos em gorduras saturadas que não beneficiam à saúde.   

Álcool 

Bebidas alcoólicas têm alto índice glicêmico, que causam uma sobrecarga no fígado, dificultando na eliminação de toxinas. Com o tempo esse processo vai diminuindo a energia. A ingestão de álcool faz com que não ocorra a absorção de vitaminas do complexo B, fundamentais para fornecer energia ao organismo.

Sódio

O excesso de sódio pode causar desidratação, provocando fadiga, esgotamento físico entre outros. Por isso, é importante cuidar das quantidades de sal que colocamos na alimentação e evitar o consumo de alimentos industrializados e processados.

Doces

O excesso de alimentos com açúcares causa um cansaço e aumenta os picos de insulina, aumenta o apetite e a vontade de comer mais doces.  




Voltar ao topo

Deixe um comentário