scorecardresearch ghost pixel



9 alimentos para tirar a preguiça e o sono de cena e ter mais ânimo no dia

Para aguentar a rotina em meio à preguiça e ao cansaço, é preciso recorrer a nutrientes e alimentos energéticos. Confira 9 soluções naturais para esse problema.



Você acorda e mal pode esperar para que o dia acabe e possa dormir de novo? Essa fadiga crônica pode ser resultado de alguma disfunção física ou apenas cansaço mesmo. É normal sentirmos indisposição em vários momentos e períodos da vida.

Veja também: Exagerou na bebida? Coma estes alimentos para se livrar da ressaca

Existem dias nos quais realizar as tarefas diárias exige um esforço tremendo, mesmo sendo coisas que estamos habituados a fazer. Nessa hora, uma dica fundamental é regular a alimentação. Mais do que isso, o ideal é investir em refeições com alimentos que proporcionem mais energia ao corpo.

Pensando nisso, separamos alguns alimentos que têm essa capacidade e vão te ajudar passar por mais um dia apesar do cansaço. Se você quer mais disposição e ânimo, anote bem cada item desta lista.

Alimentos que podem mandar o sono e a preguiça embora

Antes de mais nada, saiba que estes são apenas alguns de muitos alimentos que têm a capacidade de fornecer mais energia e disposição. O objetivo não é substituir o acompanhamento de um profissional especializado na área de nutrição. Muito pelo contrário, a partir de mudanças nos hábitos, comece a levar a saúde mais a sério.

Entretanto, tudo tem um começo, então estas dicas de alimentos podem ser ótimas formas de dar o primeiro passo. Confira abaixo 9 alimentos capazes de aumentar sua disposição e a energia vital:

1 – Banana

A banana é uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e potássio. Por isso, é um dos alimentos que mais fornece energia e gera sensação de saciedade. O Potássio também tem propriedades que melhoram a circulação do sangue e diminuem a pressão arterial. Além disso, a banana possui triptofano e ajuda a regular os níveis de serotonina, ou seja, ela combate o estresse e o desânimo.

2 – Aveia

A aveia é um carboidrato mais complexo e ajuda a regular as funções intestinais, além de atuar na eliminação de gordura. Mais do que isso, provoca sensação de saciedade e é um excelente potencializador de dietas, já que mata a fome. A aveia também é uma boa fonte de vitamina B.

3 – Ovos

Alvo de polêmicas durante muitos anos, finalmente a academia científica estabeleceu um consenso sobre a importância deste alimento. Os ovos são ótima fonte de ferro, proteína e colina. Em outras palavras, a energia fornecida pelos ovos é capaz de sustentar o organismo ativo por longos períodos.

4 – Açaí

Queridinho no Brasil, o açaí vem se popularizando cada vez mais e é uma ótima opção para substituir o sorvete. Dê preferência para os açaís sem adição de açúcar ou melado, procure por misturas com outras frutas in natura. Esta é uma das melhores fontes de energia para o corpo e proporciona grande saciedade. Mas cuidado, o açaí é rico em calorias.

5 – Batata-doce

A batata-doce promove energia como qualquer outro carboidrato. A diferença é que ela é um carboidrato rico em vitaminas C e D, além de magnésio e ferro.

6 – Chá verde

Para acompanhar um bom alimento saudável, que tal uma bebida super saudável? O chá verde possui antioxidantes e é um ótimo aliado para eliminar o inchaço do organismo.

7 – Chocolate amargo

Se você não vive sem o chocolate, tudo bem, apenas dê preferência para os amargos. Procure opções com mais de 50% de cacau. Ele é uma excelente fonte de energia e estimula a produção de serotonina e endorfina no organismo.

8 – Guaraná

Seja em pó ou em líquido, o guaraná é uma fruta energética muito apreciada pelos brasileiros. Apesar disso, consuma com moderação.

9 – Gengibre

O gengibre é excelente para tratar vários problemas de saúde, mas ele também ajuda a tirar o sono e a preguiça de campo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário