scorecardresearch ghost pixel



Herdeiros poderão sacar dinheiro esquecido nos bancos; veja como

Os herdeiros vão poder fazer o saque do dinheiro esquecido. Mas, o Banco Central ainda vai definir as datas e os critérios de autorização.



Desde que os brasileiros conheceram a ferramenta que permite a consulta do “dinheiro esquecido“, o que todo mundo deseja é colocar logo a mão na grana. Entre as possibilidades de saque, os herdeiros de pessoas falecidas também têm direito de acesso aos valores.

Leia mais: Seguro-desemprego e multa do FGTS: Trabalhadores vão perder esses direitos?

De acordo com o Banco Central (BC), esse é um direito garantido aos dependentes da pessoa falecida. Afinal de contas, o dinheiro esquecido faz parte dos bens deixados para os familiares. Pensando nisso, o BC direciona orientações aos saques feitos por terceiros.

Saque por herdeiros

Antes de tudo é bom saber que só tem direito ao saque os herdeiros que forem legalmente reconhecidos como tal. Ou seja, essa é a primeira condição para que os dependentes tenham autorização para o saque dos valores.

Apesar disso, nesse primeiro momento, o BC ainda não destacou como será feito o saque. A princípio o saque tem sido feito pelos titulares da conta desde o dia 7 de março.

Pelas estimativas do BC, mais de R$ 4 bilhões serão devolvidos aos brasileiros que têm dinheiro esquecido em alguma conta. Agora, quem faz a consulta e encontra valores a receber pode agendar os saque. Para organizar o redirecionamento do dinheiro, o Banco Central criou uma ordem de prioridade no pagamento.

Começa de acordo com a data de nascimento, no caso das pessoas físicas, ou pela data de abertura das empresas por pessoas jurídicas. O primeiro lote de pagamento é referente aos nascidos no ano de 1968.

Assim, no caso dos herdeiros, é preciso acompanhar o site Valores a Receber e informar os dados da pessoa falecida, como o CPF. Depois disso o Banco Central vai indicar se existe ou não dinheiro esquecido.

Já em relação ao período de saque, novas orientações devem ser anunciadas em breve pelo BC que já estuda o saque por herdeiros do dinheiro esquecido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário