scorecardresearch ghost pixel



Amendoim japonês é opção saudável para dieta?

Veja todos os detalhes sobre o amendoim japonês e se ele é bom para sua dieta.



Quem está procurando perder peso está sempre buscando lanches saudáveis e pouco calóricos para fazer durante o dia. Depois que as dietas low carb viraram moda, muita gente trocou o pãozinho e o bolo do lanche da tarde por outros alimentos, como o amendoim japonês. Mas será que essa é mesmo uma troca saudável?

Veja também: Cuidado! Estes alimentos podem provocar uma overdose

Composição nutricional do amendoim japonês

25 gramas de amendoim japonês possuem: 122 kcal, 12g de carboidrato, 1,6g de fibra alimentar, 4,6g de proteínas, 6,2g de gorduras totais, 1g de gordura saturada e 226mg de sódio. Vale lembrar que 25g é uma quantidade bem pequena e normalmente aqueles saquinhos pequenos que são vendidos no mercado têm cerca de 125g.

Amendoim japonês engorda?

Sim! Apesar de muita gente achar que o amendoim é totalmente saudável, ele pode ser o vilão da sua dieta se não for consumido com moderação.

O primeiro ponto é que ele é muito calórico e normalmente não traz uma grande sensação de saciedade. A maioria das pessoas alega que precisa de cerca de 100 a 200g de amendoim para se sentir saciado, e isso daria cerca de 488 a 976kcal, o que é realmente muita coisa para um “lanchinho da tarde”.

Além disso, o amendoim também é rico em sódio, o que pode causar retenção hídrica e a sensação de inchaço. Para piorar ainda mais a situação, a grande maioria das pessoas gosta de comer amendoim acompanhado de uma cerveja gelada, o que aumenta a retenção hídrica e também a ingestão calórica.

Porém não podemos negar que nas quantidades adequadas – de cerca de 25 a 30g -, o amendoim é, sim, uma opção saudável. Ele possui muitos nutrientes interessantes, como uma boa combinação de ômega 3 e ômega 6, que raramente são encontrados juntos em outros alimentos. Até mesmo as gorduras presentes no amendoim são gorduras boas e podem trazer benefícios para quem está em dieta de emagrecimento.

Sendo assim, se você quer consumir o amendoim sem engordar, a dica é evitar junto o consumo de cerveja e também garantir que você está ingerindo uma pequena quantidade, como 30g. Caso, após a ingestão, você ainda sinta fome, pode complementar o lanche com algum outro alimento saudável e que te traga uma maior sensação de saciedade.

Vale lembrar que, mesmo em um processo de emagrecimento, não devemos fazer dietas restritivas nas quais determinados alimentos são proibidos, mas consumir tudo com moderação, promovendo assim uma reeducação alimentar, e não só um emagrecimento momentâneo. Dietas restritivas costumam levar a uma compulsão alimentar depois, o que com certeza será ainda mais maléfico do que consumir um pouco de amendoim.

Todo alimento que é consumido de forma consciente é bem-vindo à dieta. Se você tem dúvidas, consulte uma nutricionista, ela com certeza vai te ajudar a consumir todos os alimentos que você gosta de forma consciente e sem atrapalhar a sua perda de peso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário