scorecardresearch ghost pixel



Apesar de saborosos, ESTES alimentos escondem um grande mal

Saiba quais são os alimentos presentes na rotina moderna que são gostosos, mas não tão legais para a nossa saúde; Entenda.



Com a agitação do dia a dia, principalmente nos grandes centros, muitos de nós caímos na tentação de buscar consolo nos corredores de supermercados. O famoso “hoje eu mereço” acaba por incluir em nossa alimentação salgadinhos, biscoitos e outras guloseimas que aparentemente não possuem nenhuma maldade.

Leia mais: 6 trocas alimentares inúteis que não te farão emagrecer mais rápido

No entanto, esses petiscos, tão presentes em nossos hábitos alimentares, pode ser verdadeiros vilões quando o assunto é saúde e bem-estar.

Vilões de supermercado

Não há dúvidas: diversos estudos científicos apontam que uma dieta rica em alimentos ultraprocessados está direitamente ligada a uma série de problemas de saúde. Dentre eles estão, por exemplo, a síndrome metabólica, diabetes tipo 2 e mesmo diversos tipos de câncer.

Vale lembrar que a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) categoriza tais alimentos como produtos que passam por processos industriais que resultam em uma combinação de ingredientes que podem ser prejudiciais à nossa saúde.

Em outras palavras, o perigo está nessa formulação destes alimentos que, apesar de deixá-los extremamente saborosos, fazem mal ao organismo. Aqui, estamos falando de misturas contendo açúcar, sal, óleos, gorduras e tantos outros componentes que ativam os receptores de recompensa do cérebro.

30 dias: ninguém suspeitava que ISSO acontecia com o corpo sem açúcar
Foto: Reprodução

Na prática, essa ativação é a responsável pela sensação de prazer, tornando, por exemplo, tais alimentos viciantes. Portanto, conseguir identificar quais são esses vilões pode ser o primeiro passo para a proteção de sua saúde. Para isso, é necessário ficar de olho na tabela nutricional, observando ingredientes incomuns, como adoçantes artificiais e maltodextrina.

Equilíbrio é tudo

Diante deste cenário, a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz diretrizes claras acerca do consumo desses alimentos categorizados como perigosos à saúde. Nesse sentido, a recomendação é limitar o consumo de embutidos como, por exemplo, presunto e salsicha a uma quantidade de até 500g por semana.

Já outros itens como salgadinhos, refrigerantes e alimentos congelados devem ter consumo moderado ou mesmo em quantidades mínimas. Portanto, aos entusiastas de alimentos industrializados, a reeducação alimentar deve ser o caminho para uma vida mais saudável.

Assim, o ideal é priorizar matérias-primas ricas em nutrientes, sem muitos aditivos químicos. Ou seja, pães integrais, arroz, feijão e cereais integrais como é o caso da aveia, chia e linhaça devem ser protagonistas em sua dieta. Desta forma, cada refeição somará em sabor e saúde.

Por fim, ter ciência dos perigos ocultos nos alimentos e fazer boas escolhas torna-se fundamental para o bem-estar a longo prazo. Afinal uma dieta saudável é sinônimo de uma vida plena.




Voltar ao topo

Deixe um comentário