scorecardresearch ghost pixel



Carteira do Idoso: como ter viagem de graça ou com 50% de desconto

A Carteira do Idoso é um documento que garante passagens de graça ou com descontos de até 50%. Veja como emitir o documento.



Estamos vivendo cada vez mais! Esse é um fato comprovado diante do avanço das tecnologias, dos tratamentos na área da saúde, das boas práticas e de tantos outras razões que ampliaram a expectativa de vida. E claro que o turismo está de olho nisso. Muitos idosos incluíram as viagens na rotina para uma boa vida. A Carteira do Idoso vem como um incentivo a mais para quem quer viajar pagando pouco ou até mesmo de graça.

Leia mais: Revisão da Vida Toda do INSS realmente multiplica aposentadoria? Vale a pena?

É um benefício garantido por lei aos idosos de baixa renda. Com a carteirinha, eles conseguem viajar de graça no transporte interestadual. Para ter acesso, os idosos precisam primeiramente terem o Cadastro Único (CadÚnico).

Carteira do Idoso

É lei. Toda empresa que faz o transporte interestadual é obrigada a oferecer duas vagas gratuitas exclusivamente aos idosos em cada ônibus. Depois disso, as empresas são obrigadas a dar o desconto de 50% no valor da passagem.

O benefício é garantido por meio do Estatuto do Idoso. O desconto ou gratuidade só são obrigatórios nas viagens de ônibus, barco ou trem. Ou seja, nas viagens aéreas não existe essa obrigatoriedade.

Têm direito à Carteira do Idoso todas as pessoas com mais de 60 anos que tenham renda máxima de dois salários mínimos. Mas, além disso, é essencial ter o CadÚnico. O pedido pode ser feito nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou também pela internet, no site do Governo Federal.

Dados do governo mostram que hoje no Brasil mais de 1 milhão de pessoas usam a Carteira do Idoso. Com o documento em mãos, as empresas de transporte são obrigadas a garantir o atendimento gratuito – se ainda houver vagas. Por isso é importante tentar sempre garantir as passagens com mais antecedência.

Caso contrário, se a gratuidade ou o desconto de 50% não forem liberados, os idosos podem procurar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ou também ligar para o telefone 166.




Voltar ao topo

Deixe um comentário