scorecardresearch ghost pixel



Como descobrir se você tem colesterol alto?

Será que existe alguma maneira de descobrir se você tem colesterol alto? Leia o texto para esclarecer essa dúvida.



O colesterol é uma substância gordurosa produzida pelo fígado e em outras regiões. Exerce um papel importante para constituir células de hormônios existentes em nosso sangue. Mas pode ser encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, queijos, manteiga, ovos, leite entre outros.

Veja também: Chá de casca de inhame funciona como energético natural

É importante destacar que a maior parte do colesterol que temos no corpo é produzido pelo próprio organismo e somente uma pequena parcela decorre dos alimentos que consumimos.

Quais são os tipos de colesterol?

Existe mais de um tipo de colesterol:

LDL (colesterol ruim): é popularmente conhecido por colesterol “ruim”, que por sua vez, fixa-se nas artérias gerando placas de gordura. Quanto mais placas de gordura acumularem, maiores são os riscos de entupimento ou bloqueio do sangue. Isso pode provocar dores no peito (chamado de angina), ataque cardíaco e até derrame cerebral. 

HDL: como o próprio nome diz, é o colesterol  que beneficia o corpo, pois ajuda a retirar o excesso de colesterol do sangue. Quanto maior for a quantidade de HDL no sangue, menos riscos temos de sofrer um ataque cardíaco.

VLDL: é o colesterol que mais transporta triglicérides, um tipo de gordura existente no sangue. Quando em excesso, é tão prejudicial quanto o Ldl, porque pode acumular-se nas artérias, bloqueando a passagem de sangue, que também aumenta as chances de um ataque cardíaco e derrame.

Qual a importância do colesterol para o organismo?

O colesterol é importante para o organismo, pois assegura o bom funcionamento das células, bem como sua estrutura. Serve para metabolizar vitaminas A, D, E e K, para produção de hormônios e da bile.

Portanto, são elementos que desenvolvem importantes funções, o grande segredo é mantê-los em níveis equilibrados para não provocarem problemas à saúde.

Mas qual a melhor maneira de descobrir se você tem colesterol alto?

O colesterol alto não causa nenhum sintoma que possa identificá-lo com antecedência. Silenciosamente vai se agrupando nas artérias. A única forma de descobrir se está elevado é realizando um exame de sangue.

No entanto, o estilo de vida, hábitos alimentares, entre outros fatores, podem causar o aumento das taxas de colesterol. 

Por isso, para que você não tenha este problema, o ideal é optar por uma dieta rica em elementos saudáveis, ou seja, com vitaminas e minerais; evitar frituras, comidas gordurosas e uso de substâncias tóxicas; e fazer exercícios regulares. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário