scorecardresearch ghost pixel



Como saber se estou com anemia? Confira os principais sintomas da doença

Conheça quais são os indícios mais comuns capazes de revelar se você tem anemia. Ao todo, 25% da população da Terra pode desenvolver algum tipo de anemia.



De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca 25% da população mundial pode desenvolver algum tipo de anemia. Essa condição de saúde é caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos na corrente sanguínea. 

Veja também: Por que todo mundo faz xixi logo nas primeiras horas da manhã?

Também pode desencadear a diminuição de hemoglobina para valores abaixo daqueles tidos como desejáveis. Quadros severos de anemia devem ser encarados com urgência, pois podem acarretar fraca imunidade contra vírus e bactérias.

De acordo com um estudo de 2013, publicado pela Anemia Working Group Portugal, 20% da população poderá apresentar anemia no país lusitano. A pesquisa foi desenvolvida com base na análise de 7.890 pessoas com mais de 18 anos de idade.

Na mesma linha, um artigo publicado no site Lusíadas, de autoria de João Estevens, diz que “Em termos estatísticos, numa família portuguesa de cinco pessoas maiores de idade, uma delas sofrerá de anemia”. Foi o que garantiu Estevens, especialista em medicina internacional, do Hospital Lusíadas Albufeira.

Sintomas mais comuns ligados à anemia:

Entre os sintomas mais comuns relacionados aos quadros de anemia, seja ela qual for, estão:

  1. Arritmia
  2. Dificuldade para respirar
  3. Dor no peito
  4. Dor de cabeça
  5. Fadiga
  6. Mãos e pés frios
  7. Pele pálida ou amarelada
  8. Tonturas

Procure um médico rapidamente

Caso você sinta alguns desses sintomas ou vários deles, o ideal é procurar ajuda médica o quanto antes.  anemia exige mais esforço do coração e pode agravar diversos outros problemas de saúde. Além disso, uma pessoa anêmica se coloca em gravidade caso apresente algum tipo de hemorragia ou sangramento intenso.

Nem todos os tipos de anemia podem ser prevenidos, mas existem alguns que podem sim contar com medidas preventivas. A anemia por deficiências de ferro, por exemplo, deve ser tratada com dieta e, em alguns casos, reposição de ferro endovenoso. Recomenda-se o consumo de vitaminas B8, B12 e C, além de atividade física moderada e o consumo de alimentos ricos em ferro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário