A inflamação é uma ocorrência natural e esperada do corpo humano, já que combate agentes prejudiciais. No entanto, embora necessárias, as inflamações causam uma série de desconfortos para o paciente. A situação piora em casos de inflamação crônica, quando ocorre por longo prazo e de forma exagerada. O que você não sabia é que existem alimentos inflamatórios.
Veja também: Banana madura por mais tempo: veja como conservar a fruta corretamente
Geralmente, o processo inflamatório deriva da presença de microrganismos como vírus e bactérias, por exemplo. Para combater a presença desses agentes maliciosos, o organismo começa a atacá-los, causando inflamações. Quando esse processo passa dos limites, lesões no DNA celular podem ser registradas, ou seja, a chance de tumores aumenta.
Alimentos inflamatórios: dieta irregular traz prejuízos à saúde
Outro risco para o corpo diante de uma inflamação crônica envolve a resistência insulínica. Em outras palavras, o organismo encontra dificuldades em retirar o açúcar presente na corrente sanguínea. A chances de desenvolver diabetes aumentam porque o acúmulo de glicose é exatamente o causador da doença.
Dessa forma, pode-se entender que a inflamação crônica também proporciona o surgimento de placas e coágulos na circulação. Está aí uma das consequências que os alimentos inflamatórios podem desencadear.
Abaixo, você confere alguns dos alimentos inflamatórios mais populares, os quais devem ser regrados durante o consumo:
1 – Doces
A presença de grandes quantidades de açúcar no sangue pode desencadear inflamações, então os doces estão nesta lista. Eles desencadeiam o processo inflamatório por meio da produção de gordura no fígado e no aumento da liberação de insulina. Aliás, o excesso de gordura corporal é um fator de risco claro para inflamações.
2 – Carnes vermelhas e processadas
De modo geral, a carne vermelha possui grande quantidade de gordura saturada, enquanto as processadas também apresentam sódio em excesso. Além disso, os embutidos contam com produtos químicos e conservantes que “intoxicam” o corpo.
3 – Alimentos inflamatórios podem ser óleos e frituras
Na mesma linha das carnes vermelhas, os óleos de cozinha são ricos em ácidos graxos ômega-6. Esse elemento não é considerado prejudicial isoladamente, mas pode trazer riscos se consumido em grandes quantidades.
No entanto, as frituras modificam as estruturas dos óleos e acaba encharcando os alimentos de gorduras saturadas. Como explicado anteriormente, essas gorduras têm alto índice inflamatório para o organismo.
Por fim, vale destacar que a orientação de profissionais especializados se faz necessária, portanto, procure por médico ou nutricionista capacitado.